20 de julho de 2015 - 18:21

Alunos da Unigranrio criam aplicativo cultural para a Baixada Fluminense

Baixada Fácil

Alunos da Unigranrio criam aplicativo cultural para a Baixada Fluminense

Os moradores e frenquentadores da Baixada Fluminense contam agora com um novo aplicativo para os momentos de lazer. Alunos do curso de Comunicação Social da Unigranrio criaram um aplicativo android que localiza mais de 300 pontos de cultura da região. O appCultura BF foi lançado na última quarta-feira (15/07), na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias, durante o ciclo de encontros culturais Território Baixada. O evento teve a presença da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes.


O projeto utilizou como base o trabalho do geógrafo Thiago Ribeiro, sob a orientação do professor Arthur William Santos, coordenador do Canal Unigranrio.  Os alunos da disciplina Comunicação, Sociedade e Cultura produziram um mapa com mais de 300 iniciativas culturais.


O dispositivo analisa a localidade geográfica, facilitando a vida de quem tem pressa para localizar museus, bibliotecas, teatros, cinemas, lonas culturais, escolas e blocos de samba, feiras culturais, cineclubes, folclores, parques, escolas de dança, trilhas, secretarias de cultura, festas, shows, entre outros.  O aplicativo exibe ainda uma agenda semanal dos principais eventos artísticos, em vídeo e em texto.


A secretária Ivana Bentes destacou a importância do aplicativo: “Eu acho muito importante este projeto desenvolvido para celulares e outros aparelhos, porque reúne a criatividade de produtores culturais e de universitários. Esta parceria é importante, visto que universidades devem abrir suas portas para o desenvolvimento local e nacional. Com a expertise que a Unigranrio tem, tudo fica mais fácil. É um casamento necessário e produtivo, em que cada um colabora com tecnologia e identidades culturais”, disse.


Ivana Bentes participou de um bate-papo com pesquisadores, artistas e integrantes de instituições e movimentos culturais. Entre os temas abordados, a conversa transitou por Cultura Viva, sambaquis na Baixada Fluminense, sobrevivência e alternativas de pontos de cultura, mecanismos de interlocução junto a gestores municipais, além de incentivo e fomento às pequenas produtoras culturais.


Larissa Rocha, do 3º ano de Jornalismo da Unigranrio, acredita que o trabalho acadêmico sobre o app Cultura BF será importante para a formação acadêmica. “Este aplicativo mostra o quanto de cultura diferenciada nós temos aqui na Baixada. E nem precisamos buscar outros tipos de cultura, quando quase tudo está bem próximo de nós. O Teatro Raul Cortês é um belo exemplo, mas há uma diversidade sem limites quando buscamos informações no app Cultura BF. Inicialmente, nós não sabíamos que o trabalho acadêmico proposto pelo professor Arthur caminharia para um aplicativo tão legal. Meu sonho de jornalista é atuar na área cultural. O curso de jornalismo da Unigranrio é muito bom, porque incentiva a pesquisa e nos oferece amplo espaço prático e teórico”, disse ela.


“Acredito que por ser o único curso de jornalismo da Baixada Fluminense, nós temos que oferecer ferramentas que possam ser aproveitadas pela sociedade em geral. As agendas culturais e iniciativas como essa sempre serão motivo de novas atualizações e realizações”, destaca Arthur William.


O aplicativo pode ser instalado gratuitamente através do Google Play (play.google.com/store).


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação