31 de maio de 2017 - 22:04

Prefeitura de Guapimirim inaugura base do Samu

Baixada Fácil

A Prefeitura de Guapimirim vai inaugurar, às 11h desta sexta-feira (02/06), uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município, na Estrada do Bananal, nº 1.919, bairro Bananal. O evento vai reunir autoridades, representantes da área da saúde, políticos e população.


O serviço foi lançado em 18 de dezembro de 2014 em Guapimirim, mas sem uma base na cidade. Quando alguém telefona para o 192, a chamada cai numa central em Petrópolis que direciona o atendimento conforme a região e o caso do paciente, após avaliação do médico regulador, que, inclusive, orienta por telefone os primeiros socorros a serem tomados. Naquele ano foram realizados 18 atendimentos registrados.


Entende-se por registrados os atendimentos feitos a partir do 192, sem contar os casos de emergência nos quais os agentes de saúde se deparam nas ruas e o pedido de socorro é feito diretamente por eles.


Em 2015, acentral do Samu redirecionou 719 atendimentos aos agentes de Guapimirim. Em 2016, 612 ocorrências. De janeiro a abril de 2017, em apenas quatro meses, foram 252 atendimentos registrados.


Um exemplo de atendimento não registrado na central foi o realizado pelo Samu no último dia 20 de maio. Durante uma mobilização do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito, na Praça da Emancipação, no Centro de Guapimirim, profissionais de saúde faziam a aferição de pressão arterial e verificavam a glicose da população. Na ocasião, essa equipe foi acionada para socorrer uma adolescente que passava mal num banheiro público na mesma praça.


A Secretaria Municipal de Saúde estima que o número de ocorrências poderá aumentar, no mínimo, uns 30%, por conta da divulgação do serviço à população, a criação da base, e, futuramente, a motolância. Esta é uma motocicleta que serve como ambulância, cujo objetivo é realizar um atendimento preliminar até a chegada de uma ambulância. Vale destacar que as ambulâncias podem se deparar com certas dificuldades até chegar ao local de atendimento, tais como engarrafamento, condições geográficas, entre outras. Uma moto não passa por isso.


O Samu de Guapimirim conta com uma ambulância de suporte básico e sua equipe é formada por Técnicos de enfermagem e Condutores Socorristas, além da equipe de Coordenação. Essa ambulância de suporte básico se deve ao fato de a população do município ser de apenas 57 mil habitantes aproximadamente.


Samuzinho


A partir de setembro de 2017, Samuzinho será levado às escolas da rede municipal, fruto da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação. A ideia é conscientizar aos alunos a importância do trabalho realizado pelo Samu, a fim de evitar trotes. Um falso pedido de emergência coloca em risco a vida de um paciente que realmente precisa de um socorro e não o tem disponível, porque os agentes se deslocam ao endereço fictício.


Sobre o Samu no Brasil


No Brasil, o Samu foi criado em setembro de 2003 partir da Portaria GM/MS nº 1.863, como um dos componentes da Política Nacional de Urgências (PNAU). Em 2011, foi reformulado pela Portaria GM/MS nº 1600, com a instituição da Rede de Atenção às Urgências (RUE) do Serviço Único de Saúde (SUS). O serviço foi criado para reduzir a procura hospitalar e agilizar o atendimento médico de urgência, desse modo socorrendo a vítima no menor tempo possível para evitar maior sofrimento ou óbito. É gratuito e funciona em todo o país.


Em2013, aPortaria GM/MS nº 1.473 alterou o artigo 12 da Portaria GM/MS nº 1.010 de 2011, ao redefinir os parâmetros populacionais e os recursos financeiros a serem disponibilizados aos componentes do Samu. São eles: as ambulâncias e outros equipamentos. O Ministério da Saúde é o principal financiador, é responsável pelo custeio mensal de 50% de cada Samu. Os 50% restantes ficam a cargo do município e do governo estadual, de acordo com o acordo definido por ambos.


 


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação