13 de março de 2018 - 20:39

Centro da Saúde Ocular Kátia Mello comemora Semana Mundial de Combate ao Glaucoma com atividades

Baixada Fácil

Centro da Saúde Ocular Kátia Mello comemora Semana Mundial de Combate ao Glaucoma com atividades

Para somar com os esforços de conscientização nesta Semana Mundial de Combate ao Glaucoma (09 a 16/03), o Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, em Duque de Caxias – RJ, está realizando, em parceria com o laboratorio Allergan, atividades especiais em celebração à data. Na manhã desta segunda-feira, por exemplo, os clientes foram recebidos com café da manhã, palestras e folhetos explicativos sobre a doença. Esse material será distribuído na clínica durante toda a semana. 


O glaucoma atinge até 2% da população mundial acima dos 40 anos. No Brasil, estima-se que o problema afete cerca de 1 milhão de pessoas. Essa também é uma das principais causas de cegueira evitável. 


De acordo com a diretora médica e responsável pelo setor de glaucoma do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, Fábia Helena Crespo, conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença é um dos principais objetivos da Semana Mundial do Glaucoma. “O glaucoma é uma doença silenciosa, ou seja, o paciente não percebe nenhum sintoma, mas o problema leva à perda visual progressiva. É a principal causa de cegueira irreversível no mundo. A consulta com o oftalmologista é a única maneira de fazer o diagnóstico e tratamento precoce, que são fundamentais para preservação da visão”, explica Fábia Helena.


Ainda segundo a OMS, quase 90% das pessoas cegas vivem em países do terceiro mundo. Para a oftalmologista Kátia Mello, diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, faltam informações e serviços básicos relacionados à saúde ocular para as pessoas mais carentes. Ela destaca que iniciativas que conscientizem a população são fundamentais para esclarecer as dúvidas e, com isso, ajudar no combate ao glaucoma.


“Com o objetivo de contribuir com as ações da Semana Mundial do Glaucoma, estamos realizando algumas atividades na clínica, como divulgação de informações por meio de totens e folhetos”, destaca a médica.


O glaucoma é causado pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta e pode se manifestar de duas formas: crônica ou aguda. No glaucoma crônico, há a perda de visão periférica, devido a lesões nas fibras dos nervos originados na retina, causadas, principalmente, pela pressão interna do olho alta. Já quando agudo, a pressão do olho torna-se extremamente alta, podendo causar perda súbita e grave da visão. Embora raramente apresente sintomas, nos casos agudos, o paciente pode sentir fortes dores de cabeça, enjoo, dor ocular e fotofobia.


Semana Mundial de Combate ao Glaucoma


O evento ocorre em todo o mundo no mês de março, desde 2010. Na ocasião, associações mundiais de glaucoma, oftalmologistas e pacientes promovem ações para alertar a população sobre a importância de ir regularmente ao oftalmologista e submeter-se às avaliações da pressão intraocular e do nervo óptico. No Brasil, há também o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio.


Mais informações no site: www.centrokatiamello.com.br, no perfil da clínica no Facebook: https://www.facebook.com/centrokatiamello.com.br?fref=ts ou pelo telefone: (21) 3344-7321.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação