18 de julho de 2017 - 18:07

Clínica oftalmológica em Caxias aposta no desenvolvimento integral de seus estagiários

Shirley Costa e Silva

Clínica oftalmológica em Caxias aposta no desenvolvimento integral de seus estagiários

O Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, em Duque de Caxias, há cerca de 10 anos, contrata estagiários para a atuação em diversos setores da clínica, com a parceria do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Além de praticarem as atividades específicas de cada área, os jovens, com idade entre 17 e 19 anos, aprendem sobre cidadania e responsabilidade social. Habilidades interpessoais, como se comunicar bem em público, mesmo quando a função não exige contato direto com os clientes, também são cultivadas pela gestão.


“Fico encantada com o desenvolvimento deles, de ver a transformação pessoal pela qual eles passam durante o estágio”, conta a oftalmologista Kátia Mello, diretora da clínica. Ela destaca que as empresas precisam se conscientizar que a contratação de estagiários não deve se basear na obtenção de mão de obra barata. “Contratar esses jovens é uma oportunidade de contribuir com o crescimento profissional e pessoal deles e ainda de engajá-los com os valores da empresa desde cedo. Os nossos estagiários são muito comprometidos com a nossa cultura e, muitas vezes, sabem mais sobre a clínica do que as pessoas que já ingressaram como funcionárias”, explica.


A médica revela que os jovens estagiários têm a “obrigação” de aprender diversas habilidades durante o estágio na clínica, não apenas como profissionais, mas também como cidadãos. Muitas lições são aprendidas por meio do estudo de textos e discussões em grupo sobre eventos. “Coloco para eles situações reais e hipotéticas e qual seria a atitude correta. Na prática, eles aprendem a exercitar a cidadania na postura perante os pacientes e acompanhantes. Aprendendo dessa forma é que se manifesta a ética no trabalho e até mesmo em casa”, conta Kátia Mello.


Para os jovens, a metodologia utilizada pela clínica tem dado certo. Eles afirmam que estão vivenciando um momento de muito aprendizado e desenvolvimento. “Está sendo uma experiência muito boa. As pessoas aqui são legais e a forma que trabalham também”, afirma Marlon Henrique, de 19 anos.


O estudante João Sirati, 18, concorda com o colega: “É uma experiência única. Foi o meu primeiro estágio e o primeiro trabalho de carteira assinada, pois assim que fiz 18 anos, ganhei, vamos dizer assim, esse emprego, que foi como um presente”.


Miguel Pádua, de 20 anos, que também já foi efetivado, soube da oportunidade de estágio por meio da mãe dele, que lhe explicou como funcionava o trabalho realizado pelo CIEE. Ao se cadastrar no site da associação, ele logo ficou sabendo da vaga no Centro da Saúde Ocular Kátia Mello e já está no emprego há um ano, após três como estagiário.


Os jovens destacam ainda a importância do clima de harmonia que vivenciam na clínica e do conhecimento técnico adquirido. “Eu só tenho a agradecer, porque aqui estou conseguindo obter bastante conhecimento sobre a oftalmologia. É o meu primeiro estágio e foi aqui que surgiu a minha segunda família”, conta Giovani Padrão, 17 anos.


Yasmin Brito, 27, que está na clínica como funcionária há sete anos, após seis meses de estágio, também destaca a importância do conhecimento obtido durante esses anos: “É uma experiência ótima, pois aprendemos algo novo todos os dias e não somente sobre as atividades da nossa função”. 


Já Phelipe Leite, 22, funcionário há quatro anos, ressalta que o período de estágio o ajudou a se comunicar melhor com o público. “Aprendi a lidar mais com as pessoas, pois tinha muita dificuldade para falar em público e, após o estágio, vi que não era tão complicado assim”.


A oftalmologista Kátia Mello explica que sempre tenta ajudá-los em suas limitações, além de acompanhar de perto o desenvolvimento dos jovens. “Faço questão de vê-los crescer. E também aprendo muito com eles”, finaliza.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação