02 de maio de 2016 - 20:13

Semana do Microempreendedor em Nova Iguaçu terá oficinas gratuitas

Baixada Fácil

A Prefeitura de Nova Iguaçu realiza, de 3 a 6 de maio, no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), uma série de oficinas gratuitas para comemorar a 8ª Semana Nacional do Microempreendedor Individual.  Dentro da programação, no dia 2, das 9 às 17h, será feito um mutirão de formalização, que irá oferecer a oportunidade para quem quiser se transformar em microempreendedor individual, cujo rendimento bruto deve ser no máximo de R$ 60 mil por ano.


O microempreendedor é enquadrado no Simples Nacional e fica isento de tributos federais, como imposto de renda, PIS e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). O desconto do INSS é de 5% do salário mínimo, passando assim o microempreendedor a ter direito aos benefícios previdenciários como auxílio-doença e aposentadoria.


O subsecretário municipal da Micro e Pequena Empresa, Roberto Carlos dos Santos, destacou que a Prefeitura implantou um local exclusivo  para atender ao pequeno empreendedor. “O prefeito Nelson Bornier destinou o Espaço do Empreendedor Severino Rodrigues Assis para que possamos agilizar todo processo de criação da microempresa”, disse.


O coordenador regional do Sebrae/RJ Nova Iguaçu, Décio Lima, explicou que a 8ª Semana Nacional do Microempreendedor Individual é uma oportunidade para quem deseja sair da informalidade sem pagar nada. O microempreendedor legalizado passa ter CNPJ, facilitando assim a abertura de conta em banco e a emissão de nota fiscal. “As oficinas gratuitas são de gestão empresarial e irão mostrar como aumentar as vendas e melhorar o controle financeiro da empresa”, finalizou.


Veja abaixo as oficinas que serão realizadas:


3/5 – Sei Planejar (9h30 a 12h30)


4/5 – Sei Comprar (9h30 a 12h30)


5/5 Sei vender (9h30 a 12h30)


6/5 – Sei Controlar meu Dinheiro (9h30 a 13h30)


O auditório da Codeni fica na Avenida Governador Portela, 812, Centro. 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação