19 de junho de 2018 - 21:13

São João de Meriti: Sebrae e prefeitura desenvolvem projeto para incentivo aos pequenos negócios

Baixada Fácil

São João de Meriti: Sebrae e prefeitura desenvolvem projeto para incentivo aos pequenos negócios

A Prefeitura de São João de Meriti assinou, nesta segunda-feira (18/06), a adesão ao programa Cidades Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae-RJ. O projeto tem por objetivo ajudar a gestão municipal a implementar políticas públicas que incentivem o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. O projeto foi apresentado ao prefeito João Ferreira pela analista da gerência de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Flavia Guedes, e pela coordenadora da regional Baixada Fluminense II, Margareth Kelly.


Para o prefeito, a parceria chega em boa hora. “Eu ando muito, procuro ouvir os munícipes, comerciantes e empresários e a principal queixa nesta questão é a dificuldade de tirar o alvará. Perde o empreendedor, o comerciante, a Prefeitura, todo mundo perde. Tenho todo interesse em implantar ações para eliminar a burocracia. Tenho certeza que esse trabalho do Sebrae vai surtir efeito positivo em bem pouco tempo. Aumentando a arrecadação, aumentam os investimentos e melhora a qualidade de vida da nossa população”, destacou Dr. João.


O Sebrae/RJ realizará um diagnóstico sobre o município e o próximo passo será a constituição do Comitê Gestor, formado por secretários municipais de Fazenda e Planejamento, Educação, Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, Indústria e Comércio, agentes de desenvolvimento, Procuradoria, Controle Interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ. O Comitê será responsável pela deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. Estão previstas capacitações e consultorias técnicas do Sebrae ao longo de todo o projeto, que vai até o final de 2019.


Margareth Kelly ressaltou a importância deste projeto para São João de Meriti, um dos municípios mais populoso do Estado. “A ideia é articular as ações para potencializar os resultados. Vamos trabalhar junto com os gestores e com os servidores municipais, através de consultoria especializada em gestão pública. Nós precisamos do comprometimento de vocês, o resto é por nossa conta. É esse comprometimento vai mostrar que a cidade acredita no empreendedorismo e no desenvolvimento social em paralelo ao desenvolvimento econômico”, destacou.


Participaram da reunião os secretários de Fazenda, Alexandre Victorino; Educação, Bruno Correia; Obras e Serviços Públicos, Antônio Sobrinho; o superintendente da Vigilância Sanitária, Paulo Rodrigo; o agente de desenvolvimento da Fazenda, Bruno Holanda, além dos servidores José Augusto Venda, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, e Humberto Motta da Silva, da Procuradoria Geral do Município.


Este é o segundo ciclo do projeto e conta com outros 10 municípios em todo o Estado. Além de São João de Meriti, participam Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jardim, Maricá, Miguel Pereira, Paraty, Resende, São João da Barra, São José do Vale do Rio Preto, Saquarema e Queimados. Todo o programa se desenvolve por meio de um game, para que sejam criadas e implementadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões. As cidades são avaliadas através de um ranking.


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação