04 de maio de 2016 - 17:29

Duque de Caxias recebe Semana do Microempreendedor Individual

Baixada Fácil

Duque de Caxias recebe Semana do Microempreendedor Individual

A desburocratização e a melhoria do ambiente de negócios estão entre os objetivos da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) que começou nesta segunda-feira (02/05), na quadra da Escola de Samba Grande Rio, no Centro de Duque de Caxias. O evento acontece, gratuitamente, até o próximo sábado (07/05), das 10h às 17h. Na ação, os empresários recebem orientações sobre obrigações legais, preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), além de formalização.


Uma das grandes novidades é a possibilidade de emissão de alvarás em até 24 horas. Além disso, ocorrem oficinas, palestras e consultorias. A ação é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico (Seterde). Duque de Caxias é o município com o maior número de MEI na Baixada Fluminense.


“Nossa expectativa é que cerca de 900 atendimentos sejam realizados durante toda a semana nos stands que foram montados aqui na Grande Rio. Com este evento, vamos desburocratizar o processo de abertura do microempreendedor, além das alterações e baixa das empresas. A prefeitura desta forma, junto com o Sebrae, cria um ambiente favorável à viabilidade de negócios”, destacou o diretor da Seterde, Wellington Menghini.


Segundo dados do Sebrae, o Estado do Rio de Janeiro conta com cerca de 155 mil microempreendedores individuais, sendo Duque de Caxias responsável por quase 38 mil, liderando os MEIs da Baixada Fluminense, contribuindo com o expressivo percentual de 21 por cento no Estado. Os segmentos que mais se destacam são: comercio varejistas (vestuário); cabeleireiros; e obras de alvenaria.


“A parceria com a prefeitura tornou-se fundamental na realização deste evento. Destes quase 38 mil, apenas 5 mil tem alvará. Aqui o MEI terá toda a orientação, capacitação, legalização de pendências, benefícios previdências e microcrédito”, afirmou a coordenadora do Sebrae/Baixada Fluminense II (Caxias, São João de Meriti, Guapimirim e Magé), Margareth Kelly Nascimento. 


A oftalmologista Kátia Mello, diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, em Duque de Caxias, e uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios de 2015, ministrou uma palestra sobre empreendedorismo feminino nesta terça-feira (03), às 14h. “Fiquei muito feliz e honrada de poder passar um pouco do meu conhecimento e experiência aos microempreendedores da cidade”, disse a empresária.


Entre as oficinas do evento estão:


- SEI Planejar - a importância do planejamento, conceitos e utilização no dia a dia, o que planejar, para que e quando planejar;


- SEI Vender - conceito de mercado, concorrentes e a sua importância para seu negócio, marketing e cliente;


- SEI Controlar o Meu Dinheiro - controle do caixa no dia a dia.


Haverá ainda palestras sobre temas variados, como:


- A internet como ferramenta de negócios;


- Como lidar com a inadimplência;


- Como negociar suas dívidas, entre outras.


Na quinta-feira (05/05), às 14h, acontece à palestra com o empreendedor André Martins, que deixou sua barraca de cachorro-quente para abrir a Mega Lanche´s, na Rocinha. Considerado pelo Facebook um dos dez empreendedores mais relevantes no Brasil, em 2014.


Os microempreendedores interessados na formalização deverão levar a seguinte documentação: RG, CPF, IPTU, Título de Eleitor, número da última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, caso possua.


Semana do Microempreendedor Individual em Duque de Caxias
Data: 02/05 a 07/05
Horário: 10h às 17h. No sábado o evento acontecerá somente até às 13h
Local: Quadra do G.R.E.S Acadêmicos do Grande Rio – Rua Wallace Soares, 5 e 6 – Centro 
Público-alvo: Microempreendedor individual
Entrada: Gratuita


Em todo o Brasil
A 8ª Semana do Microempreendedor Individual começou nessa segunda-feira (2) em todo o País com o propósito de “colocar seu negócio em dia” e apoiá-lo com informações e orientações, principalmente sobre a Declaração Anual de Faturamento (DAS), com prazo de vencimento no próximo dia 31. A Semana também será uma oportunidade para os MEI se atualizarem sobre os benefícios previdenciários e as obrigações tributárias e trabalhistas, e para os profissionais autônomos formalizarem seus pequenos negócios. Mais informações no site: www.sebraerj.com.br.


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro