Japeri | 12 de novembro de 2011 - 11:55

Receita de criatividade na merenda de Japeri

Baixada Fácil

Receita de criatividade na merenda de Japeri
Criatividade, dedicação, talento e muito amor pelo que faz. Estes são alguns dos ingredientes que uma merendeira de Japeri está utilizando para incrementar a refeição das crianças, e fazer com o que os pequenos comam até as verduras para as quais antes torciam o nariz. Derli Sarggiomo Ribeiro, de 37 anos, está utilizando sua experiência de 10 anos em um restaurante da Zonal Sul do Rio de Janeiro para inovar na refeição dos alunos. Mesmo seguindo o cardápio determinado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura, ela consegue colocar novidades na mesa, como geleias, bolos, suflês, sucos, saladas e outras delícias, e o que é melhor, evitando o desperdício.

Enquanto aguarda sua estreia na creche que está sendo construída pela prefeitura no bairro Alecrim, unidade onde será lotada em breve, Derli está fazendo a alegria dos alunos e profissionais da Escola Municipal Vereador Paulo Félix Saudade, no bairro Laranjal, unidade de 135 alunos divididos em dois turnos. Um dos seus truques é utilizar os alimentos que estão sendo pouco consumidos pelas crianças, ou reaproveitar cascas de frutas e legumes.

“Logo quando entrei aqui na escola observei que os alunos quase não comiam as maças. Sobrava muito. Pedi autorização à direção e à secretaria de Educação, que me deram todo o apoio para utilizar as técnicas de reaproveitamento de alimentos. Depois de esterilizadas, as frutas são transformadas em geléias para o café da manhã e lanche da tarde. As crianças adoram e agora não sobra nada”, ensina Derli.

A secretária de Educação e Cultura de Japeri, Míriam de Paz, é só elogios para as receitas da merendeira. “Gostamos de incentivar os talentos e crescimento de nossos funcionários, para isso oferecemos não somente apoio como buscamos parcerias para capacitação. A Derli foi uma grande surpresa para nossa rede de ensino, e um grande exemplo de como se fazer educação com amor e dedicação”, destacou Míriam.

Um dos grandes orgulhos de Derli é seu extrato de beterraba, uma de suas invenções para evitar o desperdício. Para chegar ao ponto que queria, a merendeira fez como age em todas as suas receitas: usou a cozinha de casa como laboratório. Hoje o extrato é usado não somente para colocar mais vitamina no feijão, como também em carnes, frangos e em o que mais a imaginação e o paladar permitirem.

“Extraí o suco da beterraba, fiz o extrato de várias maneiras até ficar do jeito que queria. Testei nas receitas em casa e, depois que meus filhos aprovaram, levei para experimentar no cardápio da escola. Os alunos comem tudo e até repetem. Fico feliz quando isso acontece, pois gosto muito do que faço”, explica Derli, mãe de Mariana Suelen, de 18 anos, Leonardo, de 16, e Gabrieli, de 14.

As receitas de Derli não se limitam apenas à escola. Ela também dá aulas de culinária, bolos e reaproveitamento de alimentos para a comunidade. “Adoro cozinhar, é minha paixão. Por isso nada melhor do que passar adiante a minha experiência”, diz a merendeira que acredita que suas receitas serão usadas por outras profissionais em diferentes pontos da cidade.

  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro