Juiz eleitoral de Queimados suspende diplomação de vereador
A diplomação do vereador Adriano Morie (PSC) foi suspensa pelo juiz Luís Gustamos Vasques, da 138ª Zona eleitoral de Queimados no ato da cerimônia de diplomação dos eleitos de Queimados que ocorreu nesta quinta, 15/12, no fórum da cidade.
O juiz decidiu por não diplomar o vereador eleito que esteve presente na cerimônia, diante das acusações que pesam sobre ele, como títulos de eleitores falsificados e compra de votos. O vereador chegou a ser preso, mas através de um habeas corpus está respondendo o processo em liberdade.
“Eu determino a suspensão da diplomação do mesmo, que seria um acinte à democracia e à população de Queimados com base na situação fática gravíssima que passamos nesta cidade, lançando sombra a todo o pleito e a todos os eleitos”, decretou o juiz. Em seu lugar tomou posse como 1º suplente o vereador Marcelo Lessa (PSC) que assumirá a sua cadeira na Câmara Municipal de Queimados.
Morie corre o risco de ser preso novamente se não apresentar sua defesa em dez dias, informou o juiz no ato da cerimônia de diplomação. “Não temos encontrado o senhor em nenhum de seus endereços para que possamos entregar a solicitação de defesa. Assim seremos obrigados a prendê-lo novamente”, destacou o juiz. O vereador chegou a ser encaminhado por policiais até a sala do juiz para informar seu endereço.
Morie não quis dar entrevista, mas sua defesa adiantou que a decisão do juiz denota uma abuso de autoridade e irão entrar com um pedido de revisão. “Ainda está sendo julgado e, no entanto, aqui o vereador já foi condenado pelo juíz”, adiantou o advogado de defesa.
Vereadores eleitos:
Davi Brasil
Alcinei Duarte
Alex Dornellas
Jackson Pinto
Rogerinho Primo
Nilton Moreira Cavalcante
Wilsinho do Três Fontes
Dra Fátima Sanches
Milton Campos
José Carlos Nogueira - Cacau
Rubinho Vira Virou
Mauricio do Vila
Elerson Leandro
Paulinho Tudo a Ver
Adriano Morie (mandato suspenso)
Antônio Almeida
Júlio do Inconfidência