Duque de Caxias | 26 de setembro de 2016 - 19:50

Procon autua cinco estabelecimentos em Duque de Caxias nesta segunda

Baixada Fácil

Procon autua cinco estabelecimentos em Duque de Caxias nesta segunda

O Procon Estadual retomou nesta segunda-feira (26/09) a Operação Pacificador, que tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais em geral do município de Duque de Caxias. Foram alvo da fiscalização oito conhecidos estabelecimentos no município. Destes, cinco foram autuados. Dentre os 278kg de alimentos impróprios ao consumo, somente em uma padaria  foram encontrados 144kg de bolos vencidos.


A maior quantidade de alimentos impróprios ao consumo foi encontrada na Padaria e Confeitaria Thissalea, localizada no bairro 25 de Agosto. Os 144kg de bolos descartados, além de estarem vencidos ou sem especificação de validade, estavam mal armazenados e em contato com superfícies sujas. Os fiscais encontraram muita sujeira e mofo na câmara frigorifica do estabelecimento. Já na área de produção de salgados, a fiação estava exposta, a lixeira não possuía tampa e o ralo estava aberto. Foram encontrados cinco botijões de gás conectados, contrariando o que determina o certificado do Corpo de Bombeiros. Eles tiveram as saídas de gás lacradas pelos fiscais e foram retirados do local. Os certificados de potabilidade da água e de dedetização não foram apresentados. Os fiscais determinaram a limpeza da caixa d´água, a dedetização e a apresentação dos comprovantes dessas ações na sede do Procon Estadual em até 15 dias. Também não havia cartazes informativos sobre o Disque 180 (telefone de denúncia de violência contra a mulher) e o de fornecimento de água potável e gratuita ao consumidor.


Outra parte significativa dos produtos descartados foi encontrada no supermercado Guanabara da Rua Tenente José Dias, 460, onde estavam vencidos 106kg de linguiça do tipo toscana.


Os restaurantes À Mineira (Rod Washington Luiz 5662, Jardim Gramacho) e Rei do Bacalhau (Rodovia Rio Petrópolis, 2154), além do supermercado Prezunic (Rua José Alvarenga, 95) não apresentaram irregularidades.




Balanço da Operação Pacificador


1 - Brigadeiro padaria e confeitaria (Av. Brigadeiro Lima e Silva, 2048): Ausência de tela na área de produção. Estoque seco com parede mofada. Prazo de 15 dias para reparo. Câmara fria com prateleiras de madeira, mofo e porta sem vedação. Prazo de 15 dias para reparo. Ausência de certificado de potabilidade. Ausência: Livro de Reclamações, CDC para consulta, cartaz do Disque 151, cartaz disponibilizando água gratuitamente, cartaz do Disque 180. Alvará de funcionamento vencido em 19/11/2012. Prazo de 15 dias para apresentação na sede do Procon.


2 – Supermercado Guanabara (Rua Tenente José Dias, 460): Vencidos: 106kg de linguiça Toscana.


3 – Thissalea Padaria e Confeitaria (Rua Tuiuti, 87, Jardim 25 de Agosto): Vencidos: 118Kg de bolo vencido em 25/09/16 e em contato direto com outras superfícies sujas. Sem especificação: 26kg e 95g de bolo em contato com outras superfícies sujas. Câmara frigorifica: piso com muita sujeira e mofo. Prazo de 15 dias para reparos. Área de produção de salgado: lixeira sem tampa, ralo aberto, fiação exposta. Prazo de 15 dias para reparos. Encontrados cinco botijões conectados. Lacradas as saídas de gás do maquinário e determinada a retirada dos botijões por pessoa capacitada. Ausência do certificado de potabilidade da água. Determinada a limpeza imediata dos reservatórios e laudo em até 15 dias. Ausência do certificado de dedetização. Determinada a realização do serviço e comprovação em até 15 dias. Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz informando sobre o fornecimento de agua potável gratuita.


4 - Casa do Alemão (Rodovia Washington Luiz, 12888): Certificado de dedetização vencido em 21/09/16. Determinada a realização do serviço e comprovação em até 15 dias.


5 - Doce Delírio (Rua Professor José Herdy, 1213): Fora da especificação do fabricante: 9Kg de margarina. Vencido: 1Kg de amido de milho; 500g de pão de forma; 17 garrafas de 600ml cada de refrigerante. Sem especificação de validade: 8Kg de doce de nozes; 8Kg de doce de coco e 1kg e 200g de catupiry. Piso da cozinha com fissuras. Prazo de 15 dias. Não foi apresentado o laudo de exigências. Interditado bico de saída de gás e determinada a retirada dos cilindros por pessoa capacitada. Ausência: do cartaz do Disque 180; do cartaz Disque 151; do cartaz de fornecimento de água potável gratuita; Livro de Reclamações.



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro