17 de abril de 2013 - 00:18

Prefeitura de Belford Roxo inaugura telecentro comunitário

Baixada Fácil

Prefeitura de Belford Roxo inaugura telecentro comunitário

A prefeitura de Belford Roxo, através das secretarias de Ciência e Tecnologia e de Educação, inaugurou o Telecentro Comunitário Carmem Magalhães, que funcionará dentro da Escola Municipal Albert Sabin.


Composto por 10 computadores, um servidor e dois monitores/estagiários, o telecentro comunitário, apesar de ser localizado dentro de uma escola, será aberto à comunidade, conforme explicou a secretária de Ciência e Tecnologia, Dilcéia Quintela. “Queremos que o telecentro seja um local onde a população tenha acesso a uma internet de qualidade e tenha, inclusive, um suporte técnico, quando precisar. É a democratização do acesso à internet, sim, mas a uma internet de qualidade”, disse a secretária, adiantando que, no próximo dia 25, será inaugurado na Funbel o 2º telecentro comunitário, fruto também de parceria entre as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Educação.


Para a secretária de Assuntos Especiais e primeira-dama da cidade, Raquel Dauttmam, a inauguração do telecentro é uma conquista compartilhada por todos da prefeitura. “Sozinho não vamos a lugar nenhum. A união faz a força. E a união de nossos secretários em busca de um trabalho maior mostra que estamos no caminho certo e isso nos leva a conquistas como essa de hoje”, disse ela.


A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sulamita do Carmo, também comentou o clima de união entre as secretarias. “Isso que está acontecendo hoje é um sonho. O sonho de muitos que fazem parte dessa escola, dessa comunidade. E sonhos se realizam assim, com muita vontade de fazer e com união de esforços.” Já o secretário de Educação e vice-prefeito, Douglas Cardoso, ressaltou que o prefeito tem um carinho muito especial pela Albert Sabin e por isso também fica feliz por ver em funcionamento um telecentro comunitário atendendo a comunidade do entorno.


A homenageada do dia, a professora Carmem Magalhães, que dá nome ao telecentro, estava bastante emocionada. “Comecei nessa luta pela inclusão das crianças especiais há 34 anos quando tive meu filho, o Bruno, com Síndrome de Down. Na época, os médicos diziam que ele não passaria de um ano. E ele hoje está aqui com a gente. Ele é dançarino, atleta. Vive uma vida normal, como todos nós”, disse ela, frisando ainda a importância da ajuda dos governantes para que a Albert Sabin continue sendo referência na educação de crianças e jovens especiais.


Dinamar Soares, a diretora da escola, e a diretora de Reabilitação de Belford Roxo, Áurea Fernandes, comemoraram o que chamaram de inclusão ao contrário. “Como nosso telecentro será aberto a toda a comunidade, as pessoas virão ao Albert Sabin, compartilharão mais de perto do nosso dia a dia. Isso é muito bom porque traz a comunidade aqui para o convívio com essa casa que preza pela educação de qualidade às crianças e jovens especiais”, disse Dinamar. “Essa escola especial vive hoje um dia especial. E essa inclusão ao contrário é mais uma conquista de toda a sociedade”, comentou Áurea.


Presentes à inauguração do telecentro, as amigas Ingrid Castro, de 16 anos, e Lorena de Souza, de 15 anos, que moram no Bairro das Graças, ficaram felizes com a novidade e disseram que sempre que puderem irão ao telecentro. “É bom ter mais uma opção de acesso à internet na cidade. Quanto mais, melhor”, disse Ingrid.


Também prestigiaram a inauguração os secretários de Fazenda, Lílian Lima Alves; o secretário de Segurança, Claudinei Martins; o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Áureo Valêncio; o secretário de Cultura e Turismo, Emerson Pires; o subsuperintendente da Juventude, Kauly Luz, além de dois representantes da prefeitura de Queimados, Thiago Diogo e Júlio Coelho.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação