Duque de Caxias | 29 de julho de 2016 - 18:50

Municípios da Baixada se preparam para passagem da Tocha Olímpica

Shirley Costa e Silva

Municípios da Baixada se preparam para passagem da Tocha Olímpica

Antes de seguir para a capital do Rio de Janeiro, onde acenderá a pira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em 05/08, a Tocha Olímpica passará ainda por seis municípios da Baixada Fluminense, nos dias 30/07 e 03/08. Guapimirim, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu participarão do revezamento do símbolo olímpico. Para quem deseja acompanhar o comboio ou apenas evitar contratempos, é importante ficar atento às modificações no trânsito e funcionamento das repartições públicas e estabelecimentos comerciais.


As cidades de São João de Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu decretaram ponto facultativo no dia 03 de agosto (quarta-feira). Em Nilópolis foi decretado feriado para esse dia. Já em Duque de Caxias, o funcionamento das instituições públicas e privadas está previsto para ocorrer normalmente na quarta, já que a prefeitura da cidade ainda não assinou nenhum decreto referente à data.


Veja como será a programação de revezamento da Tocha nesses municípios:



GUAPIMIRIM

A Tocha Olímpica passará por Guapimirim no dia 30 de julho (sábado). A cidade foi escolhida devido às suas belezas naturais, com destaque para os cenários da Serra dos Órgãos. Foram escolhidos dois atletas locais para conduzirem a tocha neste percurso: Clei Silva, campeão mundial de WGP, entre outros títulos, e Douglas Ulrich, mestre de capoeira e também campeão mundial.

Também será condutor da tocha olímpica na cidade, o coordenador de doação de órgãos para transplante no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, Maximiniano Martins, que tem o trabalho de salvar vidas buscando doadores para pessoas necessitadas.

O comboio percorrerá a Rua Paulo Bragança e a Avenida Dedo de Deus, que será interditada das 06h às 14h.


DUQUE DE CAXIAS


Em Duque de Caxias, a passagem da tocha olímpica irá interditar parcialmente várias ruas dos bairros 25 de Agosto, Itatiaia, Paulicéia, Vila São Luiz e do Centro. Agentes de trânsito estarão posicionados nos principais cruzamentos controlando o fluxo dos veículos. O ponto final será na Praça do Pacificador, onde ocorrerá diversas atrações.


A concentração do comboio que acompanhará a tocha será na Avenida Expedicionário José Amaro, Vila São Luís, próximo ao Carrefour, ficando interditado o trecho até a Rua Olegário Mariano, a partir das 10h, no dia 03/08.  Também serão interditas as avenidas Tancredo Neves, Duque de Caxias, Presidente Vargas, entre outras, até a Praça do Pacificador, onde estarão acontecendo shows com artistas do município, a partir das 9h.


O Departamento de Trânsito informa que a partir das 23 horas, do dia 2 de agosto, ficará proibido estacionar nas ruas e avenidas por onde o comboio irá passar. A liberação só ocorrerá no dia 03, às 14 horas.  Já as vias transversais ficarão fechadas durante o período de passagem da tocha.  A Prefeitura irá colocar faixas e distribuir panfletos com o mapa das vias que serão interditadas e rotas alternativas.


A festa do revezamento da tocha será na Praça do Pacificador, no Centro, com várias atrações a partir das 9 horas, no palco externo do Teatro Municipal Raul Cortez. A abertura é com a companhia de dança Mova-se de Dança, Grupo de Teatro CPT, grupo afrocultural Imalê-ifé, quadrilha junina, San Oliveira com o funk da Olimpíada e Acadêmicos do Grande Rio.


Roteiro da tocha em Duque de Caxias:


10h - concentração do comboio na Avenida Expedicionário José Amaro
11h-  Início do revezamento
Trajeto: Rodovia Washington Luís com a Avenida Expedicionária José Amaro - Av. Presidente Tancredo Neves


- Av. Duque de Caxias
- Rua Marechal Deodoro
- Rua General Mitre
- Vila Olímpica de Caxias
- Rua General Mitre
- Rua Elias Francisco Paris
- Av. Brigadeiro Lima e Silva
- Viaduto Paulo Lins (Câmara)
- Av. Governador Leonel Brizola (Antiga Presidente Kennedy)
- Praça do Pacificador


Programação cultural na Praça do Pacificador:


9h – Cia Mova-se de Dança   
9h10 – Grupo de Teatro: CPT
9h15 – Grupo Afrocultural Imalê-Ifé
9h40 – Quadrilha Junina
10h – Cia Adriana Miranda
10h10 – Cia Artística de Palhaços Com Sol Sem Dó
10h15 – Folia de Reis
10h35 – Afoxé Raiz da Verdade
11h – Cia Luar de Dança
11h10 – Cia Fortunarte
11h15 – FANFADUQUE
11h40 – Ojuobá-Axé
12h05 –San Oliveira – Funk da Olimpíada
12h30 – Bloco de Carnaval Plante Uma Muda
13h25 – GRES Acadêmicos do Grande Rio


SÃO JOÃO DE MERITI


A festa para a passagem da Tocha Olímpica em São João de Meriti começará às 13h30, no dia 03/08. O início do revezamento será na Praça José Alves Lavoura (Praça JAL). Ao longo do percurso da Tocha, cerca de 10 mil estudantes das 65 escolas municipais formarão um corredor humano para saudar o símbolo. A Praça José Amorim, que fica em frente à sede da Prefeitura, será o ponto final da passagem da Tocha no município.

No local, além do palco, onde ficará a Pira Olímpica, diversas atividades estão programadas. A animação musical ficará por conta da Banda da Escola Municipal Padre Paul Jean Guerry. Os esportes serão representados pelas modalidades: basquete, futebol, ginástica, handebol e vôlei, que serão apresentados pelos alunos do município que participaram dos Jogos da Baixada. O Lutando Por Vidas, projeto social desenvolvido na Guarda Civil Municipal de São João de Meriti, também vai apresentar seus lutadores de jiu-jitsu, kung fu, muay thai e taekwondo. Sensação entre os meritienses, a turma da zumba também marcará presença. Apresentações circenses do Projeto TEPIR – Escola de Circo Benjamim de Oliveira/ ONG Se Essa Rua Fosse Minha e dança de salão, com os integrantes do Melhor Idade também participarão da festa.


Serão sete os condutores da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 em São João de Meriti, sendo dois indicados pela Prefeitura: o estudante Matheus Dias Neiva e o empresário Sérgio Claro Neto.


Para o evento, a Prefeitura estabeleceu que 36 pontos da cidade sofrerão mudanças quanto ao trânsito e estacionamento de veículos. A interdição acontece a partir da Praça José Alves Lavoura, no bairro José Bonifácio, das 12h30 às 14h30, e na Praça José de Amorim, no Jardim Meriti, das 6h às 15h. O símbolo olímpico vai passar pelas Avenidas Automóvel Clube, Presidente Lincoln, Comendador Teles e as Ruas Silvestre e Jacatirão.


Como forma de evitar transtornos, a Prefeitura orienta os munícipes a evitar trafegar de carro pelas ruas citadas.


Pontos de interdição em Meriti, no dia 03 de agosto, a partir das 12h30:


Avenida Automóvel Clube (Praça José Alves Lavoura)
Rua Manuel Cândido de Oliveira
Rua Visconde de Barbacena
Rua Milton Manhães
Rua Sepetiba
Rua Dr. Celso José de Carvalho
Rua Júlia Alves dos Santos
Rua Rocha
Rua Antônio Garcia
Rua Dr. César Nascimento Monteiro
Rua Dr. Benedito Ultra
Travessa Elza
Rua São Cristóvão
Rua Angra dos Reis
Rua Vila Isabel
Rua Andaraí
Rua Grajaú
Rua Geni
Avenida Campos
Rua Claudionor Peri
Rua César Lemos
Avenida Comendador Teles
Rua Sucupira
Avenida Automóvel Clube
Rua Venâncio Oliveira Santos
Avenida Deputado José da Costa França
Rua Barra Mansa
Rua Pedro Nonato da Silva
Rua Vereador Ivam Lopes
Rua Pedro Nonato da Silva
Rua Barra do Piraí
Rua Zeus
Rua Dr. Celso de Carvalho
Avenida Presidente Lincoln
Rua Pastor Joaquim Rosa


Ruas interditadas ao redor da Praça José de Amorim, no dia 03 de agosto, a partir das 06h até 15h:


Rua Defensor Público Zilmar Pinaud
Rua Panamense
Avenida Presidente Lincoln
Rua Pastor Joaquim Rosa

NILÓPOLIS

Nilópolis também receberá a Tocha com uma programação especial, no Parque de Eventos Municipal, onde ela chegará após ter percorrido, desde as 14h, no dia 03/08, as ruas Antônio José Bittencourt e Carmela Dutra, Praça Miguel Abraão, Estrada General Mena Barreto, Rua Morais Cardoso, Estrada dos Expedicionários, antigo Viaduto de Nilópolis, Rua Frei Ludolf, Rua Alberto Teixeira da Cunha, Rua Getúlio Vargas, Estrada Mirandela, calçadão de Nilópolis, Rua João Pessoa, Rua Pedro Álvares Cabral, Avenida Getúlio de Moura, Viaduto de Nilópolis, Rua Doutor Rufino Gonçalves Ferreira e Rua José Martins.



BELFORD ROXO


Para comemorar a passagem da Tocha Olímpica pelo município, no dia 03/08, Belford Roxo vai contar com diversas atividades e shows na Praça de Areia Branca.


A tocha deverá chegar às 16h30 na praça localizada na Avenida Benjamin Pinto Dias, no Centro, ponto inicial do revezamento. De lá, seguirá pela Avenida Joaquim da Costa Lima, em direção ao Batalhão da cidade, no bairro São Bernardo. No percurso estão inseridas as ruas Mauá, Castro Alves, Luiz de Camões e José Bonifácio. Depois, a chama olímpica será conduzida em direção as Avenidas Piam e Retiro da Imprensa. De lá, passará pelas ruas Elizabete Vitório, Montes Caseiros, até completar o percurso na Estrada Mineira, em Areia Branca.


Quem não quiser acompanhar todo o revezamento, vai poder esperar a chegada da tocha na Praça de Areia Branca. A partir das 17h45, o local receberá apresentações de DJ´s e bandas locais. A previsão é que a Tocha chegue às 18h em Areia Branca, mas a festa e os shows seguirão até às 22h.


Durante a passagem da tocha, o trânsito irá sofrer algumas alterações temporárias no trajeto. Não haverá interdições de ruas. Apenas durante a concentração inicial o fluxo da Avenida Benjamin Pinto Dias será desviado para a Avenida Plínio Casado. Entretanto, assim que a condução da tocha for iniciada, o trânsito será liberado na via. Nos demais pontos de revezamento, o trânsito será somente contido temporariamente para passagem dos condutores.


O percurso total da tocha na cidade tem aproximadamente oito quilômetros e a previsão é que seja completado em uma hora e quinze minutos.


NOVA IGUAÇU


A Prefeitura de Nova Iguaçu vai interditar, a partir das 17h da quarta-feira, dia 03, os viadutos da Barros Junior, Padre Musch e K-11, além de trechos de pelo menos outras 25 ruas, avenidas e praças para a liberação da rota do revezamento da Tocha.


A liberação do trânsito para os motoristas nas vias interditadas acontecerá logo após a passagem do comboio dos atletas. A tocha chegará a Nova Iguaçu pela Via Dutra, passando pelo Centro da cidade, em direção à Via Light, altura da Rua Professor Paris, onde haverá palco montado para um show popular com a participação da banda folk OutroEu.


Na Via Light, o trânsito de veículos será interditado, já na madrugada do dia 03, entre as ruas Francisco Soares e Professor Paris, para a montagem do palco do show. Os motoristas também não poderão estacionar na Avenida Governador Portela, no mesmo período.


O trajeto da tocha, com cerca de 10 quilômetros, começa na Praça do bairro Jardim Tropical. O comboio olímpico seguirá pela Estrada de Iguaçu e Rua Athaíde de Morais, para foto oficial do vento na cidade, em frente à Prefeitura.


A tocha se desloca ainda pela Avenida Roberto Silveira, passando em frente ao Top Shopping. Depois atravessará o viaduto Padre Musch, seguindo pela Dr. Thibau, rumo ao viaduto do bairro k-11, chegando finalmente à Via Light, altura da Rua Professor Paris.


Interdições de ruas em Nova Iguaçu:


Rua Frederico de Castro Pereira / Rua Mandarino
Rua Damas Batista / Rua Mandarino / Travessa Damas Batista
Rua Damas Batista / Rua Alice Flexa Ribeiro
Rua Alice Flexa Ribeiro/ Rua Dr. Lassance Cunha
Rua Frederico de Castro Pereira / Rua Valter Lemos de Azevedo
Rua Damas Batista / Rua 1º de Janeiro / Rua Dona Clara de Araújo / Rua Ramon Monleón
Rua Pedro Reis / Rua do Trabalho
Rua Pedro Reis até Estrada Iguaçu (Gás)
Rua Luis Sobral X Estrada Iguaçu até o início do Viaduto Barros Júnior
Descida do Viaduto da Rua Dr. Barros Júnior
Rua Estados Unidos até a Rua Presidente Sodré
Rua Therezinha Pinto até a Rua Athayde Pimenta de Moraes 
Rua Coronel Carlos Matos até a Rua Gov. Roberto Silveira (Top Shopping)
Top Shopping até a Rua José Alvarez
Rua Coronel Alfredo Soares até o Viaduto K11
Viaduto K11 até a Rua Luis de Lima
Luis de Lima até a Via Light sentido Extra



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação