Japeri | 06 de novembro de 2015 - 17:26

Japeri comemora o Dia Municipal da Cultura

Baixada Fácil

Japeri comemora o Dia Municipal da Cultura

Pela primeira vez em Japeri vai ser comemorado o Dia Municipal da Cultura, celebrado em 08 de novembro. A data foi criada após um projeto de Lei do vereador Álvaro de Carvalho, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Antecipando a celebração dessa data, nesta sexta-feira (06/11), foram realizadas diversas apresentações no Centro Cultural, como show de voz e violão, dança do ventre, jazz, teatro, exposição de artesanato, pinturas, tricô, oficinas de braile e exposições culturais.


“Este dia marca um avanço cultural que chega ao município de Japeri”, declarou o secretário de Cultura, Márcio Rodrigues, no discurso de abertura do evento. “Daqui para frente vamos realizar vários eventos para mostrar os talentos que temos na nossa terra. Nossa cidade é um grande celeiro de talentos, que inclusive já foram para fora do país representando a cultura regional. Esta semana comemora-se a semana da cultura e Japeri não ficou para trás”, garantiu Márcio.


O vereador Álvaro de Carvalho compareceu ao evento de comemoração e falou de como surgiu esta ideia. “O objetivo da lei é destacar as atividades culturais existentes no município. A ideia é trazer diversas ações, não somente através da Secretaria de Cultura, mas também com o apoio das escolas, por meio da Secretaria de Educação. Difundir a cultura japeriense faz parte de um conjunto de atitudes em parceria com os poderes Executivo e Legislativo. O Dia da Cultura é uma dessas ações”, afirmou o vereador.


As aulas de violão são ministradas há dois meses na Biblioteca Municipal de Japeri, pelo professor Edson Placena, o Cacá. De acordo com ele, atualmente, 25 alunos participam das aulas. Já o teatro foi apresentado pelos alunos da E.M Celita Rodrigues, que encenaram o espetáculo Sítio do Pica Pau amarelo. Os alunos do curso de violão também se apresentaram e tocaram algumas canções.


Estela Dias, de 11 anos, que é aluna do 6º ano da E.M Celita Rodrigues, atuou como a Emília no espetáculo teatral. Ela está na Companhia de teatro há um ano e meio, e se diz muito satisfeita. “O teatro me ajudou muito na escola. Passei a ler melhor, me expressando com mais facilidade. Além disso, minhas notas de português melhoraram muito”, disse a pequena, que já esta ensaiando para atuar como Carmem Miranda, no espetáculo ´Otelo e Grandes Mártires´. A peça falará de Zumbi dos Palmares, Mandela, Barack Obama E Martin Luther King. A apresentação acontecerá no dia 19 de novembro, na E.M. Ary Schiavo.


O secretário de Cultura, Márcio Rodrigues, disse ainda que o município está inscrito no Programa de Apoio e Desenvolvimento Cultural, do Governo do Estado, com o intuito de adquirir equipamentos para a sala de cinema Anselmo Duarte, que funciona no Centro de Cidadania, no Centro de Engenheiro Pedreira. 


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação