Guapimirim | 15 de março de 2016 - 12:23

10 lugares imperdíveis para você visitar em Guapimirim

Baixada Fácil

10 lugares imperdíveis para você visitar em Guapimirim

Localizado a apenas 1h da cidade do Rio de Janeiro, o município de Guapimirim, na Baixada Fluminense, é um oásis verde em meio à região. Montanhas, cachoeiras, piscinas naturais e construções históricas fazem parte das atrações que encantam os visitantes do lugar. 


Com a ajuda da agência GuapimirimTur, que promove serviços turísticos na cidade, preparamos uma lista com 10 sugestões de passeios imperdíveis para você fazer ainda neste ano! Confira:


1 - Dedo de Deus
O símbolo do montanhismo brasileiro é o principal cartão-postal de Guapimirim, apesar de muita gente achar que ele pertence a Teresópolis. O mesmo acontece com montanhas já conhecidas, como o Escalavrado e a Pedra do Sino. O famoso Mirante do Soberbo, de onde é possível ter a melhor visão do Dedo de Deus, também fica na cidade.


Dedo de Deus | Guapimirim


Cachoeira do Garrafão | Guapimirim


Rapel nas cascatas do Garrafão | Guapimirim


Observação de golfinhos | Guapimirim


Kartódromo Internacional | Guapimirim




2 - Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Além de uma natureza pra lá de exuberante, a sede do Parnaso de Guapi oferece aos visitantes os históricos Museu Von Martius e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1713. Aproveite para dar um mergulho no Poço Verde e nos várias outras piscinas naturais do local.


3 - Observação de Golfinhos

Os botos-cinza da Baía de Guanabara são uma surpresa até mesmo para os moradores da cidade. Pouca gente sabe que eles vivem na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, onde ainda conseguem sobreviver graças às águas que descem da serra e aos manguezais ainda preservados.


4 - Rapel nas Cascatas do Garrafão

Uma cachoeira exuberante, com mais de 20 metros de altura. É o ponto de descida para quem curte adrenalina e aventura. Feito por profissionais capacitados e com todos os equipamentos de proteção necessário, o rapel é uma das grandes atrações da agência GuapimirimTur e revela uma parte um tanto quanto desconhecida do município.


5 - Produção de Cachaça e Cerveja Artesanais

Guapimirim tem um alambique para chamar de seu. A produção caseira da Cachaça São Joaquim estava desativada, mas voltou à ativa com a iniciativa pioneira dos jovens guapimirienses. Outra riqueza da cidade é a produção de cervejas artesanais. Já são mais de 10 rótulos próprios!


6 - Trilhas e cachoeiras

Guapimirim é conhecida por suas águas cristalinas. Bairros como Barreira, Caneca Fina e Limoeiro resguardam lindas cachoeiras. Há também vários circuitos para trekking: Trilhas Imperial, do Ouro, da Concórdia e da Taquarinha, por exemplo, podem ser feitas com a ajuda de guias comunitários.


7 - Túnel dos Escravos

Após investigar uma das lendas contadas em um bairro afastado da cidade, Rafael, da GuapimirimTur, comprovou a história dos mais antigos e se deparou com um túnel subterrâneo que teria sido construído por escravos há aproximadamente 300 anos. Ele está localizado no distrito de Vale das Pedrinhas. Incrível, não?


8 - Produção Orgânica e Agroecológica

A cidade conta ainda com uma Feira Orgânica e Agroecológica que acontece aos sábados, na Praça da Emancipação, das 8h às 14h. A agência oferece um passeio por duas localidades que tiram da agricultura familiar o seu sustento. No roteiro, um cafezal orgânico com direito à degustação!


9 - Kartódromo Internacional

O Estado do Rio de Janeiro conta apenas com dois kartódromos deste porte. Um fica em Volta Redonda e o outro em Guapimirim – onde são realizados os campeonatos Serrano e Carioca. O espaço também oferece serviços como aluguel de boxes, aulas de pilotagem e kart de aluguel.


10 - City Tour by Jeep

Esta sugestão não se trata de conhecer apenas um lugar, mas sim vários! Realizado pela GuapimirimTur, este roteiro inclui passeios por mais de quinze pontos históricos da cidade a bordo de uma Land Rover, em meio a estradas de chão, cachoeiras e muitas memórias de Guapi. O guia do passeio é um profundo conhecedor de Guapimirim, o professor aposentado Ivan Coutinho.


No site www.visiteguapimirim.com é possível encontrar mais informações e sugestões sobre os passeios.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro