Duque de Caxias | 15 de maio de 2014 - 11:07

Feira Popular da Agricultura Familiar é inaugurada no Centro de Duque de Caxias

Baixada Fácil

Feira Popular da Agricultura Familiar é inaugurada no Centro de Duque de Caxias

O produtor de Duque de Caxias ganhou, nesta quarta-feira (14/05), mais um local para comercializar seus produtos na cidade com a inauguração da Feira Popular da Agricultura Familiar, na Praça Humaitá, no Centro. Realizada na segunda quarta-feira de cada mês, entre 9h e 16h, o evento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar no município através da comercialização da produção local, além de melhorar o sistema de produção e abastecimento de alimentos.


O vice-prefeito Laury Villar lembrou que a realização dessa feira popular era um sonho que poucos acreditavam que sairia do papel após uma reunião realizada em Xerém ainda no início do mandato. “Naquela época não tínhamos a parceria com a Emater, que no cobrava isso, e os agricultores estavam insatisfeitos. Através de muito trabalho conseguimos promover esse resgate do trabalhador que produz em Duque de Caxias. Queremos dar oportunidade ao produtor que tem na agricultura familiar sua única fonte de renda”, destacou.


“A agricultura de Duque de Caxias estava abandonada e através de ações que visam facilitar o escoamento dos produtos, estamos conseguindo reverter essa situação. Já abrimos estadas, organizamos as feiras populares e nosso próximo passo será elaborar o primeiro projeto para que a merenda escolar seja abastecida por alimentos produzidos na cidade. Não vamos medir esforços para que a agricultura do município cresça cada vez mais”, garantiu o subsecretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Oswaldo Theodoro.


Agricultora de Xerém, Tânia Maria Stofeles, esteve na feira comercializando os alimentos produzidos em sua propriedade, como aipim, banana, abóbora, batata doce e cana de açúcar. “A agricultura familiar tem crescido bastante em todo Brasil e em Caxias não é diferente. A população tem começado a se conscientizar sobre essa questão e as feiras ajudam na divulgação do nosso trabalho”, afirmou.


O interesse do público nas mercadorias comercializadas foi grande. Moradora do Olavo Bilac, Maria das Dores, de 62 anos, estava acompanhada do neto de apenas 3, e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Qual cearense não gosta de comer dessas coisas. Eu adoro. E acho que feiras assim deveriam ser realizadas com mais regularidade para criar esse costume na população”, afirmou a dona de casa, que comprou um saco de cana para levar para casa.


Marcaram presença na abertura da nova feira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cesar; o subsecretário de Cultura e Turismo, André Oliveira; a representante da secretaria de Governo, Bruna Linhares; o diretor do DESANS, José Clemente Zumba; o chefe local da Emater, Carlos Pedro; além dos representantes dos agricultores, da cooperativa de calçados e dos indígenas.


A Feira Popular da Agricultura Familiar de Duque de Caxias é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com o Departamento de Segurança Alimentar Sustentável (Desans), em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAAA) e com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater).


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro