Duque de Caxias | 23 de novembro de 2017 - 16:29

Escolas estaduais de Duque de Caxias são premiadas pela Braskem e Atina Educação

Baixada Fácil

Na próxima sexta-feira (24/11) será realizada a premiação do Transformar Agora, pela Braskem. O projeto, concretizado em três escolas estaduais do município de Duque de Caxias, tem como objetivo provocar os estudantes a transformar a realidade com propostas criativas para melhorar a comunidade escolar, por meio do protagonismo e engajamento. O programa é destinado aos estudantes do Ensino Médio e baseado nos pilares de Ética, Empreendedorismo e Inovação.


Com a iniciativa, os jovens do Ensino Médio da rede pública idealizaram projetos que puderam ser aplicados na melhoria das comunidades escolares e, assim, se reconheceram como agentes de transformação.  Este ano, as escolas que participaram do programa são: o Ciep 208 (Alceu Amoroso Lima), o Ciep 229 (Cândido Portinari) e o Colégio Estadual Hélio Rangel.


O projeto finalista do Ciep 208 foi o Barriga Cheia, que angariou uma quantidade significativa de alimentos para incrementar a merenda da escola. O finalista do Ciep 229 foi o projeto Alimentação Saudável, em que os alunos identificaram os riscos e os benefícios dos alimentos - e perceberam os valores nutricionais pela leitura dos rótulos e embalagens, decifrando o que é e o que não é saudável. E o Colégio Estadual Hélio Rangel foi para a final com o projeto A essência do respeito, que teve como objetivo melhorar a convivência no ambiente escolar através de valores, como  o respeito mútuo.


Para Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, é preciso que toda a sociedade se mobilize e esteja pronta para as transformações necessárias em prol do bem comum - e os jovens têm papel fundamental nesta empreitada. “Ficamos muito satisfeitos em apoiar o Transformar Agora, acreditamos que este seja um importante exercício para demonstrar que a mobilização é capaz de mudar a realidade.”


De acordo com Vinicius Saraceni, CEO da Atina Educação, a principal intenção do Transformar Agora é estimular o protagonismo dos estudantes a fim de que se sintam capazes de realizar seus sonhos e transformar sua realidade. “Quando o conteúdo da sala de aula se aproxima da realidade vivida por cada um, a Educação passa a fazer mais sentido, afinal, tem significado. A partir daí, se constrói o conhecimento e o engajamento que resultam em uma comunidade escolar cada vez melhor.”


A premiação será realizada na unidade da Braskem de Duque de Caxias, de 9h às 12h de sexta-feira (24/11). Ao final do evento, será apresentado aos estudantes o Braskem Labs - outra ação da Braskem que incentiva o empreendedorismo.


 


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação