Belford Roxo | 02 de outubro de 2015 - 23:48

Cidades da Baixada promovem ações para celebrar o Outubro Rosa

Shirley Costa e Silva

Cidades da Baixada promovem ações para celebrar o Outubro Rosa

Em celebração ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, alguns municípios da Baixada Fluminense organizaram diversas ações para envolver os moradores.


Na cidade de Belford Roxo, a abertura da campanha ocorreu na última quarta-feira (30). Durante todo o mês de outubro, a Clínica da Mulher e todas as unidades de saúde do município oferecerão exames de mamografia, ginecologia, ultrassonografia, colposcopia, entre outros. Para se consultar, basta ir à unidade de saúde mais próxima com identidade, comprovante de residência e carteirinha do SUS em mãos.


Já em Japeri, a campanha de prevenção será aberta neste sábado (03), a partir das 8h30, na Praça Olavo Bilac, centro de Engenheiro Pedreira, e, simultaneamente, no Centro de Japeri, com atividades diversas e ação social. Entre os dias 06 e 29/10, as unidades de saúde do município também terão uma programação especial. "Os japerienses poderão participar de palestras sobre o câncer de mama, fazer preventivo, autoexame das mamas, solicitação de mamografia para rastreamento, além de encaminhamento para mastologista nos casos suspeitos", explica o secretário de Saúde, Leo Peclat.


Em Engenheiro Pedreira, as atividades acontecem na Unidade Mista de Mucajá (Umep), no dia 06, e nas Unidades Básicas de Saúde de São Sebastião (14/10), Guandu (15/10), Delamare (21/10), Vila Central (23/10), Alecrim (28/10) e Santa Amélia (28/10). Em Japeri, as ações serão nas UBS da Chacrinha (20/10), Centro (21/10), Lagoa do Sapo (27/10) e Nova Belém (29/10). As atividades acontecerão sempre a partir das 9h. Os endereços de todas as unidades de saúde estão no site da Prefeitura: www.japeri.rj.gov.br.


No dia 14/10, o público poderá participar ainda de uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama em São João de Meriti, que será realizada a partir das 9h, no Espaço Femina, no 2º andar do Pam Abdon Gonçalves (Pam Meriti).


Em Duque de Caxias, durante 10 dias, as Unidades Pré-Hospitalares de Saracuruna e Campos Elíseos (UPHs) contarão com campanhas de conscientização a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do tipo de câncer. Os profissionais do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher terão como alvo mulheres a partir dos 40 anos. Serão realizados exames clínicos das mamas e solicitação de mamografias de rastreamento, de mulheres acima dos 50 anos. O trailer da Saúde com a equipe estará entre os dias 05 e 09/10 na UPH Campos Elíseos, das 9h às 13h, e entre os dias 19 e 23, na UPH Saracuruna, das 9h às 13h.


Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde de Nova Iguaçu também vão realizar palestras e ações para reforçar a importância da realização da mamografia. Nesta sexta, foi realizada a caminhada ‘Nova Iguaçu contra Câncer de Mama - A cura é possível. Conhecer é necessário’.

O movimento Outubro Rosa também foi comemorado com serviços gratuitos em Queimados. Mamografia e preventivo estavam entre os serviços oferecidos nesta sexta.



Origem do Outubro Rosa


O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. A campanha tem como símbolo o laço cor de rosa.


O câncer de mama é uma das doenças que mais matam mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente acima dessa idade, especialmente após os 50.


Em 2013, 14.388 pessoas morreram em decorrência da doença no País. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que 57.120 novos casos de câncer de mama sejam registrados no Brasil até o fim de 2015.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação