Duque de Caxias | 05 de março de 2018 - 18:36

Caxias promove Semana da Mulher na Biblioteca Leonel de Moura Brizola

Baixada Fácil

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promove entre os dias 6 e 8 de março, na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola (Praça do Pacificador – Centro), a Semana da Mulher, com mesas de debates sobre os direitos das mulheres. As atividades contarão com a participação de artistas, acadêmicas, ativistas e conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher



Mulheres Quadrinistas


Ainda como parte da programação da Semana da Mulher, a Gibiteca Adail José de Paula, localizada na Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, apresenta a exposição “Mulheres Quadrinistas”. A abertura da exposição será no dia 06 de março, juntamente com as atividades da Semana da Mulher. As obras estarão no 1º piso da Biblioteca, onde se encontra o acervo da Gibiteca. São obras de três quadrinistas brasileiras - Rose Araújo, Thaís Linhares e Cora Ottoni - já consagradas no mercado editorial e que trabalham com os temas relacionados a autoestima, liberdade e direitos da mulher. A exposição ficará disponível no horário de funcionamento da Biblioteca, de 06 de março a 06 de abril. A entrada é franca.


Programação:

Dia 06/03/2018
14h30min - Credenciamento
15h15min – Abertura
15h20min – Mesa 1: Mulheres Escritoras
A mesa contará com a participação das escritoras da cidade de Duque de Caxias: Natália Higino, produtora de um dos maiores eventos literários da Baixada Fluminense, o LiteraCaxias, escritora de contos e romances; Andreia Marques, escritora e ilustradora de livros infantis, poesias e contos; e Penha Santiago, escritora e poetisa.
A mediação será feita por Mirella Rocha, professora da Secretaria Municipal de Educação.
16h20min - Intervalo
16h30min - Mesa 2: Mulheres nos Quadrinhos
A mesa de debates contará com a participação de duas importantes quadrinistas brasileiras, que tratam em seus quadrinhos da posição da mulher na sociedade, bem como suas lutas por direitos essenciais: Rose Araújo e Thaís Linhares.
A mediação será feita por Simone Carla de Freitas, arte-educadora da Casa Brasil de Imbariê (DC).
17h20min – Encerramento

Dia 07/03/2018
14h30min - Credenciamento
15h15min – Abertura
15h20min – Mesa 1: DIREITO E CIDADANIA
A primeira mesa do dia receberá Estela Willeman, Doutora em Educação e especialista em gênero pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); representante da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias (DEAM); e Sônia Klausing, da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Estado e diretora da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica.
A mediação será feita por Glaudinéa de Jesus, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O debate vai tratar das questões referentes à legislação vigente no Brasil para a segurança e o bem-estar das mulheres.
16h20min - Intervalo
16h30min - Mesa 2: Mulheres Empreendedoras
A mesa tratará de iniciativas empreendedoras promovidas por mulheres caxienses. O debate terá a participação de Reinildes Agostini (Projetos Economia Solidária) e Claudia Moreira (Projeto Caxias Fashion).
A mediação será feita por Margareth Souza (Sebrae).
17h20min - Encerramento

Dia 08/03/2018
14h30min - Credenciamento
15h15min – Abertura
15h20min – Mesa 1: Saúde da Mulher
A mesa de encerramento da Semana da Mulher receberá mais duas mulheres que tem trabalho de destaque no município de Duque de Caxias: Clara Carvalho, subsecretária Municipal de Saúde e Luciana Targino, Coordenadora Geral da União Brasileira de Mulheres (UBM). Elas falarão sobre questões referentes à saúde da mulher como, atendimento de emergência a mulher em situação de violência e violência obstétrica, entre outros.
16h – Encerramento

Serviço:
Semana da Mulher - Mesas de Debates/Exposição
Data: 06 a 08 de março de 2018
Horário: 14h30h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal Governador Leonel de Moura Brizola -
Centro Cultural Oscar Niemeyer / Praça do Pacificador, s/n – Centro - DC
Telefone: (21) 2672-3155


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação