São João de Meriti | 23 de junho de 2017 - 18:20

Câmara de Meriti determina que Prefeitura recolha livro infantil que sugere casamento entre pai e filha

Baixada Fácil

Câmara de Meriti determina que Prefeitura recolha livro infantil que sugere casamento entre pai e filha

O vereador Léo Vieira, presidente da Comissão de Educação da Câmara de São João de Meriti, enviou oficio à Secretaria de Educação do município, determinando que seja recolhido das escolas municipais o livro Enquanto o sono não vem.


A obra infantil, adquirida pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, aborda o tema incesto e não foi aprovada pela Comissão de Educação por ter seu conteúdo avaliado como impróprio para crianças de seis a oito anos de idade.


De autoria do escritor José Mauro Brandt, a obra é dividida em oito contos. Um deles, A triste história de Eredegalda, fala sobre o desejo de um rei em se casar com a mais bonita de suas três filhas. Diante da negativa, a menina é castigada e acaba morrendo de sede.


Vereador comenta a decisão


Para o vereador Léo Vieira é importante que as crianças tenham acesso a uma educação eficiente com livros de qualidade à disposição. “O que vimos foi um livro que pune uma filha por se negar a atender o pedido de casamento de seu pai, desconstruindo assim os valores familiares. São crianças das séries iniciais, que tem entre seis e oito anos, tendo acesso a uma história em que o pai quer cometer incesto. Isso é crime! Não podemos aguardar o MEC mandar recolher os livros. Nesta fase, a criança está se conhecendo, formando seus valores, e um livro como este vai contra todos os princípios morais e cristãos”, ressalta.


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação