07 de setembro de 2013 - 00:21

Câmara de Duque de Caxias aprova projeto de lei para criação de ciclovias nos bairros

Baixada Fácil

Câmara de Duque de Caxias aprova projeto de lei para criação de ciclovias nos bairros

A Câmara Municipal de Duque de Caxias aprovou por unanimidade, na sessão do dia 03 de setembro, o Projeto de Lei nº 085/13 que cria o Sistema Cicloviário na cidade. De autoria da vereadora Fátima Pereira, a Fatinha, o objetivo é ordenar, facilitar e incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo, gratuito e não poluente, de forma a contribuir com o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Um outro aspecto importante abordado na lei é que a bicicleta ainda ocupa menos espaço, é ágil, silenciosa e oferece qualidade de vida para seu usuário. O projeto de lei foi encaminhado ao prefeito Alexandre Cardoso para sancioná-lo  ou não.


"Em Duque de Caxias podemos constatar que um dos principais meios de transporte da população, em especial nas regiões mais carentes, é a bicicleta. Diante de tal incidência é necessário que se faça um planejamento específico para atender bem os usuários.  O objetivo é que o sistema seja implantado nos quatro distritos da cidade, ligando pontos estratégicos nos bairros, onde o trajeto da viagem seja mais expressivo para atender a demanda", explicou Fatinha.


De acordo com o projeto de lei, o Sistema Cicloviário deverá ser formado por uma rede viária específica para o transporte por bicicletas, formada por ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, além de bicicletários gratuitos nos terminais e estações de transferência de passageiros,  em órgão público municipal, indústrias, escolas, centros de compras, supermercados, condomínios, parques e outros locais, onde o fluxo de pessoas é expressivo.


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação