15 de agosto de 2017 - 14:54

Peça “Yaperi_aquilo que flutua” estreia em Japeri

Baixada Fácil

Peça “Yaperi_aquilo que flutua” estreia em Japeri

A Secretaria de Estado de Cultura, por intermédio do programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica, apresentam o espetáculo “Yaperi_aquilo que flutua”, uma concepção artística da Peneira, em intercâmbio com a Cia Código de Artes Cênicas.


A estreia será em Japeri, no dia 19 (sábado), às 19h, na Avenida Leni Ferreira, s/nº, no Centro da cidade, e haverá ainda uma encenação em Bangu, na Zona Oeste do Rio, no dia 27 (domingo), às 18h, na Praça Guilherme da Silveira, s/nº. Todas as apresentações são gratuitas.


Neste trabalho, experiências e memórias são vivenciadas durante um longo trajeto em direção a terra de Yaperi, lugar marcado por encontros, disputas e atravessamentos. A partir do deslocamento pela cidade e a construção de narrativas, a peça desvela lendas, imagens e personagens do imaginário popular. Tal pesquisa faz parte de uma investigação estética da Peneira, através do projeto Teatro e as narrativas do território, que vem buscando por intermédio da arte-comunidade, possibilidades de experienciar processos coletivos que perpassam pelo contato com a urbe, o corpo e a palavra.


“Num momento de crise, sobretudo dessa crise social e representativa que nos mostra agressivamente o quão assimétrica é a nossa sociedade, estamos propondo para as ruas um tipo de teatro que discute as nossas inquietudes, e leva para a cena as histórias, e os personagens do dia a dia”, revela a atriz Michele Lima Pereira.


Fazem parte do elenco, Alex Teixeira, Carol França, Débora Crusy, Jorge Braga Jr., Luiz Fernando Pinto, Michele Lima Pereira, Nil Mendonça e Rita Diva.


Grupos se encontrarão em festival de Portugal


Em setembro, as pesquisas artísticas comunitárias da Peneira e da Cia Código de Artes Cênicas serão apresentadas na cidade do Porto, em Portugal, durante o Encontro Internacional de Arte e Comunidade (MEXE).


Os atores Alex Teixeira e Luiz Fernando Pinto, da Peneira, vão representar o grupo, falando sobre o artigo Sarau do Escritório - O maior espaço de coworking artístico do Rio, e o doutorando de artes cênicas da Unirio, Jorge Braga, do Código, mostra seu trabalho acadêmico, intitulado História e perspectivas do Teatro em Comunidades da Baixada Fluminense.


Ao longo do mês de setembro, os integrantes da Peneira também irão excursionar pelas cidades de Évora, Lisboa, Coimbra e Porto, realizando o workshop “Teatro e sua arte pop_corpo e cidade”, e edições itinerantes do Sarau do Escritório, evento mensal que acontece há quatro anos no bairro da Lapa, região central do Rio, e que já passou por municípios da Baixada Fluminense, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.  


Sobre a Peneira


A Peneira é uma organização multicultural criada no Rio de Janeiro em 2010, e que busca possibilidades estéticas em suas variadas ações no campo da indústria criativa. Atuando com teatro, através da combinação de linguagens, propõe processos artísticos e estratégias de viabilização, mobilização e metodologias propulsoras para transformações culturais e sociais.


Sobre a Cia Código de Artes Cênicas


Criada em 2005 na cidade de Japeri a partir de oficinas de qualificação artística com o grupo Nós do Morro através do projeto Tempo Livre, realizado pelo Sesc Rio, a Cia Código de Artes Cênicas é uma das ações do Grupo Código, e consiste em uma das companhias mais consolidadas da região, com um trabalho continuado de pesquisa de linguagem que resultou na criação de sete espetáculos em seus 12 anos de existência.


É uma das principais articuladoras da Rede Baixada Em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017, na categoria Inovação.



Serviço:


Yaperi_aquilo que flutua (60min)
Datas, horários e locais:
Sábado, 19/08, às 19h - Avenida Leni Ferreira, s/nº - Centro/Japeri
Domingo, 27/08, às 18h - Praça Guilherme da Silveira,  s/nº - Bangu
Informações: peneira.org / fb.com/peneira.org    
Classificação: Livre
Gratis   


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação