28 de maio de 2018 - 19:09

Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto em Guapimirim com participação de músicos da cidade

Baixada Fácil

Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto em Guapimirim com participação de músicos da cidade

Está chegando o dia da culminância do projeto Conexões Musicais na cidade de Guapimirim. Depois de promover um estudo sobre as atividades musicais do município, capacitar professores da rede pública, realizar audições e ensaiar músicos locais, a Orquestra Sinfônica Brasileira subirá ao palco para um grande concerto na cidade, com entrada gratuita. Músicos guapimirienses se juntarão à OSB no dia 2 de junho, a partir das 20h, na Praça Paulo Terra (Vila Guapi). A ação faz parte do projeto Conexões Musicais, promovido em parceria com a Prefeitura de Guapimirim. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Rouanet e tem a NTS como mantenedora, a Vale, a Eneva e a Brookfield como patrocinadoras.


Para o concerto em Guapimirim, a OSB preparou um repertório especial. Sob a batuta do maestro Lee Mills, a orquestra apresentará um programa que vai do clássico (com obras de Beethoven, Mozart, Tchaikovsky, Strauss, entre outros) ao popular – com Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim. E em homenagem ao município, a OSB também irá executar o hino de Guapimirim e uma obra de um compositor da cidade (Cidadão Natureza, de Irio Lima).


O Conexões Musicais é um projeto de responsabilidade social e de democratização cultural da Orquestra Sinfônica Brasileira que tem como objetivo promover uma rede de interação em cidades  do interior do Estado do Rio de Janeiro. Além da realização dos concertos e da participação dos músicos locais, a iniciativa também proporciona um estudo das atividades musicais dos municípios onde atua e promove o acesso à cultura por meio de um trabalho de sensibilização musical, desenvolvido no ciclo escolar básico, através do programa “Orquestra em Sala”. Realizado em parceria com escolas públicas, professores são capacitados para preparar seus alunos sobre o funcionamento de uma orquestra sinfônica, o trabalho dos músicos e o repertório específico que será apresentado pela OSB na cidade.


“Fomos recebidos com muito carinho em Guapimirim e os músicos da cidade nos impressionaram positivamente durante as audições e ensaios. Este concerto, além de trazer para este município a OSB, um patrimônio musical de todos nós brasileiros, realiza um repertório de grandes clássicos da música sinfônica nacional e internacional ao mesmo tempo em que joga luz nas riquezas musicais da cidade, apresentando também seus músicos e sua música. O público pode esperar por uma apresentação de altíssima qualidade, preparada com muito cuidado pela OSB e pelos músicos locais” - adianta o Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Pablo Castellar.


Em Guapimirim, os músicos selecionados que subirão ao palco com a OSB são: Rosanne de Souza Oliveira, Ellen Marques da Silva e Yuri William da Costa (violino), Waldeir Marques Macêdo, Samir Gonçalves Costa e Raphael Penna de Paula Guimarães (violoncelo), Nathan Costa Ventura (flauta), Ederson de Carvalho Paula (trompa), Ezequias da Silva Ventura Filho (trompete) e Cidclei da Silva Magalhães (trombone).


Além de Guapimirim, os municípios de Barra do Piraí e Paracambi também receberam o Conexões Musicais no primeiro semestre de 2018. Barra Mansa, Duque de Caxias e Mangaratiba serão as próximas cidades contempladas pelo projeto.


Mais informações sobre o projeto Conexões Musicais no site www.conexoesmusicais.com.br.


Sobre a OSB:


Fundada em 1940 pelo Maestro José Siqueira, a Orquestra Sinfônica Brasileira é o mais tradicional conjunto sinfônico do país, sendo reconhecida pelo pioneirismo de suas ações: primeira orquestra brasileira a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.


As missões institucionais da OSB contemplam a conquista de novos públicos para a música sinfônica, o incentivo a novos talentos e a divulgação de um repertório diversificado, objetivos alcançados em mais de 5 mil concertos realizados durante 78 anos de trajetória.


Além de ter revelado nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, a OSB também contou em sua história com a colaboração de alguns dos maiores artistas do século XX: Leonard Bernstein, Zubin Mehta, Kurt Sanderling, Arthur Rubinstein, Martha Argerich, Kurt Masur, Claudio Arrau, Mstislav Rostropovich, Jean-Pierre Rampal e José Carreras, dentre outros. 


SERVIÇO:


Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira em Guapimirim
Dia 2 de junho de 2018, às 20h
Local: Praça Paulo Terra – Vila Guapi – Guapimirim – RJ
Acesso gratuito


PROGRAMA:

Hino de Guapimirim
Ludwig van Beethoven - Sinfonia nº 5
I. Allegro con brio
Piotr Ilyich Tchaikovsky - O Quebra Nozes (Dança Russa)
Johann Strauss, Jr. - O Danúbio Azul
Camargo Guarnieri - Três Danças para Orquestra
I. Dança Brasileira
Wolfgang Amadeus Mozart – Abertura da ópera As Bodas de Figaro
Giaccomo Rossini – Abertura da ópera Guilherme Tell
Edward Elgar
Variações Enigmas
IX. Nimrod
César Guerra-Peixe - Mourão
George Bizet – Carmen (Suite nº 1)
V. Les Toréadors
Irio Lima – Cidadão Natureza
Ari Barroso – Aquarela do Brasil
- BIS -
Antonio Carlos Jobim – Garota de Ipanema

  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação