Municípios | Guapimirim | 18 de julho de 2017 - 19:50

Prefeitura de Guapimirim realiza 9ª conferência de Assistência Social

Baixada Fácil
Prefeitura de Guapimirim realiza 9ª conferência de Assistência Social

Foi realizada neste sábado (15/07) a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Guapimirim. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Acácia Leitão Portella e teve como objetivo a elaboração de estratégias para o aprimoramento dos serviços a partir do tema: "Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)".


Na abertura do evento, o prefeito da cidade, Zelito Tringuelê, agradeceu a presença de todos e lembrou do programa “Prefeito no seu Bairro”. "Sinto-me muito realizado por estarmos aqui hoje para ouvir vocês, esta foi uma promessa de campanha, e até o final do mandato nós vamos continuar ouvindo vocês", disse.


"Em quase sete meses de mandato muita coisa já foi feita, mas ainda falta muito para chegarmos aonde queremos. E esse é um passo muito importante, pois aqui nós escutamos de vocês o que é preciso ser feito", complementou o vice-prefeito e secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo.


A secretária de Assistência Social e Diretos Humanos, Paula Machado, lembrou que a conferência é o momento de avaliar a situação atual da assistência social e debater novas diretrizes para aperfeiçoamento do SUAS. “Estamos trabalhando para que até2021 aAssistência Social de Guapimirim seja referência no estado", afirmou.


Após a abertura, que contou com uma apresentação da orquestra da Escola e Acadêmia de Música AdoraSom, foi feita a leitura do regimento interno da conferência, seguido pela palestra sobre o tema central com a presidente do COEGEMAS e Secretária de Assistência Social e Diretos Humanos de Tanguá, Daiana Silveira, que reforçou que as políticas de assistência social são para quem precisa delas.


Em seguida foram formados grupos, onde cada um debateu um dos quatro eixos que regem a conferência, sendo eles: a proteção social não-contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; a gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas; o acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.


Após o período de reunião dos grupos, todos votaram entre as propostas elaboradas para cada eixo as que serão levadas ao Conselho Estadual de Assistência Social, além seis representantes do município que irão participar da 11° Conferência Estadual de Assistência Social.


Entre as autoridades que integraram a mesa também estiveram o secretário Municipal de Saúde, Marco Appolinário; a secretária de Educação Cecília País; e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luciano de Souza. Além de estarem presentes o subsecretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Urias Fernandes; subsecretário de Indústria, Comércio, Trabalho e Renda, Léo Guimarães; e o subsecretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Fuly.


O evento, que foi direcionado a profissionais, usuários e entidades da área, bem como toda a sociedade, também contou com uma tenda onde era possível conhecer mais sobre o programa “Família Acolhedora”, e outra, da Secretaria de Saúde, na qual estavam disponíveis vacinas contra febre amarela, HPV e meningite. Além de expositores com doces e artesanato da Pestalozzi, do ABAS, Associação Nascente Pequena, Associação Águia Resgatando Vidas, Associação Guapiense de Integração Renovadora e Projeto AdoraSom.