Municípios | Guapimirim | 19 de abril de 2017 - 20:49

Prefeitura de Guapimirim comemora 100 dias de governo

Baixada Fácil
Prefeitura de Guapimirim comemora 100 dias de governo

A Prefeitura de Guapimirim comemorou, nessa segunda-feira (17/04), os primeiros 100 dias de sua nova administração. O evento ocorreu na Praça Paulo Terra, no Centro, onde o novo governo prestou contas à população sobre suas primeiras realizações.


Na ocasião, o prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê, comunicou que tem viajado constantemente a Brasília em busca de recursos para a saúde, o agronegócio e o turismo. Ele também celebrou os números de pessoas vacinadas contra a febre amarela. Em aproximadamente 30 dias, foram mais de 37 mil. O público-alvo é de 48 mil.


“Quero agradecer ao meu secretariado de elite que eu tenho aqui. Todos vocês sabem o quanto este secretariado tem trabalhado para mudar a história de Guapimirim. O [Pastor] Ricardo (vice-prefeito) falou aqui: ‘prefeito ninguém faz nada sozinho’. É uma equipe que trabalha 30 horas. Tem gente que trabalha até meia-noite.”, agradeceu o líder municipal.


O vice-prefeito e secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo, lembrou da situação encontrada no funcionalismo, ao assumir a gestão com o prefeito Zelito Tringuelê: “Estou com muito orgulho, me dirigindo a vocês, falando de um evento que a gente está conseguindo realizar. Se você olhar todos os municípios em volta de Guapimirim, você não tem esse evento. E não é à toa, é porque as dificuldades financeiras impediram os governos de realizar. Isso significa que não temos dificuldades? Não! A gente teve muita dificuldade. Quando a gente entrou, encontrou muita dificuldade, funcionários concursados extremamente desmotivados, tristes e chateados, a cidade completamente abandonada. O secretário de Obras, João Maurício, fez a tarefa de recolher mais de mil caminhões de lixo até hoje espalhado nas ruas. Não estou falando de lixo domiciliar que é recolhido na sua casa, não. Estou falando de lixo jogado, entulho. A gente encontrou médicos desmotivados, enfermeiros e auxiliares de enfermagem sem querer trabalhar porque no hospital não tinha o mínimo de condição de trabalho, não tinham medicamentos, não tinha material hospitalar, e eles estavam preocupados, porque chega alguém e não podem socorrer e a responsabilidade seria deles”, contou o vice-prefeito.


“Cabe destacar que é justamente nas horas da dificuldade que a gente percebe quem está como líder e quem de fato é líder. E a gente teve a alegria de ter um prefeito que de fato é um líder. É aquele que vai na frente, que vai a todos os setores, que olha cada situação”, complementou o Pastor Ricardo.


O presidente da Câmara Municipal, vereador Pitter, frisou que apesar de Legislativo e Executivo serem esferas distintas de poder, a prefeitura poderá contar com o apoio dos vereadores sempre que tiver pautas a favor dos guapienses.


Entre os presentes estiveram secretários e subsecretários de governo, vereadores, funcionários e cidadãos em geral.
 


Confira algumas das principais realizações divulgadas pela Prefeitura:
 


Obras


A prefeitura recapeou o equivalente a cinco quilômetros de vias esburacadas.
 


Saúde 


Nos primeiros meses de 2017 foram realizadas mais de 329 cirurgias. No mesmo período do ano passado foram apenas 216, e em 2015, 197.


Em pouco mais de um mês foram realizadas 288 ultrassonografias, 86 endoscopias e 32 colonoscopias. Os exames preventivos foram realizados em parceria com o laboratório Sitec, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).


A farmácia do Hospital Municipal José Rabello de Mello já foi reabastecida e a distribuição de medicamentos básicos foi normalizada na rede municipal de saúde.


A despensa do Hospital Municipal José Rabello de Mello já foi reabastecida. Agora os pacientes internados não precisam mais levar comida de casa.



Educação


Ao encontrar escolas e creches em péssimo estado de conservação, a prefeitura realizou obras emergenciais antes de o ano letivo de 2017 começar.



Segurança


A nova administração criou a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil. Poucos municípios tomam para si a responsabilidade na área de segurança pública.


Pela primeira vez, os agentes da Guarda Municipal fizeram um curso de capacitação profissional. Desde que a instituição foi criada há 16 anos, isso nunca tinha ocorrido.


Também foi criado o Grupamento de Operações Especiais (GOE) com o apoio da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.


A Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar atuam em parceria, patrulhando a cidade. A prefeitura também ajuda a bancar o combustível usado nas rondas policiais.
 


Ambiente


Em apenas 26 dias de governo, a prefeitura recolheu seis toneladas de pneus velhos em diferentes pontos da cidade. O material será triturado e transformado em solas de calçados, pisos e asfaltos de borracha.


A prefeitura realizou o primeiro Simpósio das Águas de Guapimirim, em março, mês que se celebra o Dia Mundial da Água. O evento reuniu especialistas em meio ambiente para discutir políticas públicas de uso sustentável dos recursos naturais.
 


Assistência Social e Direitos Humanos


A prefeitura inaugurou o Centro de Convivência da Juventude e do Idoso, próximo à Praça da Emancipação, no Centro de Guapimirim, no último dia 31 de março. O espaço oferece atividades, tais como: ginástica para a terceira idade, zumba, dança de salão, capoeira, artesanato, oficina de reciclagem, entre outras atividades de inclusão e de elevação da autoestima.


Mais de 60 pessoas em situação de rua foram incluídas no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. Elas terão documentação, serão inseridas em programas de reintegração familiar e acesso a serviços básicos de saúde.


A prefeitura também realizou 330 auditorias de usuários do Bolsa Família. Desse total, 17 famílias tiveram o benefício suspenso por eventuais irregularidades. A fiscalização foi solicitada pelo governo federal e Ministério Público.
 


Agricultura


A prefeitura começou a cadastrar produtores rurais, para que eles possam trabalhar legalizados, realizar empréstimos bancários e receber o apoio, por exemplo, do Sebrae, sobre como alavancar os negócios.


Em fevereiro, a prefeitura inaugurou a Sala do Produtor, um espaço destinado à realização de eventos, palestras e incentivo econômico.


A prefeitura encontrou uma solução ecológica eficaz para as toneladas de resíduos coletados diariamente nas ruas e praças do município. Os materiais oriundos de podas de árvores são separados dos demais resíduos, triturados e transformados em adubo orgânico. 



Trabalho 


A prefeitura realizou visitas técnicas a empresas instaladas em Guapimirim, para fazer um levantamento das atividades exercidas e contribuir com o desenvolvimento das mesmas.


Recentemente, promoveu um processo seletivo para contratação de mão de obra local em empresas situadas na cidade.


Em 100 dias de governo, a prefeitura ofereceu um curso de capacitação profissional no projeto Triunfar, o qual registrou cerca de 400 inscrições.
 


Respeito ao dinheiro público


O governo realizou um recadastramento dos servidores para apurar eventuais irregularidades. Foram identificados cerca de 100 funcionários fantasmas, os quais já foram exonerados e denunciados ao Ministério Público. Eles tinham salários entre R$ 900 e R$ 15 mil. Os absurdos não pararam por aí: além de não trabalharem de fato, recebiam horas extras.