Municípios | Magé | 17 de fevereiro de 2012 - 13:41

Obras do Programa Minha Casa, Minha Vida serão iniciadas este mês em Magé

Baixada Fácil
Obras do Programa Minha Casa, Minha Vida serão iniciadas este mês em Magé
A Prefeitura de Magé, a Caixa Econômica Federal e a construtora Brookfield Incorporações assinaram convênio para o lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida no município, que iniciará em fevereiro as obras do conjunto habitacional no bairro Vila Nova. O objetivo é beneficiar duas mil famílias mageenses com renda máxima de três salários mínimos.

O empreendimento imobiliário no bairro Vila Nova tem prazo de 24 meses para a conclusão e as obras começam ainda este mês. Das duas mil casas construídas, cerca de 600 serão direcionadas às famílias que residem em área de risco e não têm condições de adquirir outro imóvel. Segundo o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Fábio Quintino, as casas terão valor médio de 63 mil reais, mas o custo poderá ser menor para famílias mais necessitadas. “O programa prevê beneficiar famílias com renda máxima de 1.600 reais, com a forma de pagamento, que deve ser até 10% da renda familiar ou no mínimo 50 reais, parcelado em 10 anos. Se calcularmos esse valor vemos que o valor pago será bem menor que o valor da casa”, explicou ele.

O diretor executivo da Brookfield Incorporações, Marcelo Borba, explicou que haverá dois modelos de imóveis: casas térreas e apartamentos com dois quartos, sala cozinha, banheiro e área de serviço.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos tem o cadastro das famílias que moram em área de risco ou que vivem em situação precária, e farão a análise junto à Caixa Econômica Federal, com base nos critérios exigidos pelo programa.

Segundo o prefeito Nestor Vidal, o principal objetivo é resgatar a cidadania. “O sonho da casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros que não tem condição de comprar um imóvel, e é o sonho de uma vida inteira. O nosso objetivo é dar apoio para que o mageense realize esse sonho através de programas e parcerias. Este é o primeiro passo da parceria com o programa Minha Casa, Minha Vida, de muitos que esperamos dar para resgatar a cidadania do mageense”, disse ele.

A construção do condomínio no bairro Vila Nova proporcionará não só casas seguras, mas também toda a infraestrutura necessária para que os moradores tenham qualidade de vida. “O programa analisa a viabilidade do local da construção dos imóveis, para saber se oferecerá saneamento básico, educação, saúde, segurança, transporte e todas as necessidades básicas, assim os beneficiários terão moradia e toda a estrutura necessária,” disse o secretário de Urbanismo Gustavo Morgado.

O Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal, em parceria com estados, municípios, empresas e movimentos sociais para a construção de moradias para a população.