Municípios | Duque de Caxias | 31 de julho de 2018 - 23:45

Duque de Caxias ganha campus da UFRJ em Santa Cruz da Serra

Baixada Fácil
Duque de Caxias ganha campus da UFRJ em Santa Cruz da Serra

O sonho de estudar em uma universidade pública federal está muito mais perto dos caxienses. A Prefeitura de Duque de Caxias construiu, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma nova unidadeem Santa Cruzda Serra, onde a expectativa é de que, em cinco anos, poderão estudar pelo menos dois mil universitários. A inauguração do novo Campus UFRJ – Duque de Caxias Prof. Geraldo Cidade acontecerá na próxima segunda-feira (06/08), às 10h, em uma cerimônia que contará com a presença do prefeito Washington Reis e outras autoridades municipais, estaduais e federais.


“É com muita satisfação que convido a todos para a inauguração do novo campus. Essa é uma conquista muito importante para o povo de Duque de Caxias e para toda a Região Metropolitana. A unidade representa um grande avanço para os universitários, que durante 10 anos estudaram em uma estrutura mais modesta, em Xerém”, destaca o prefeito Washington Reis.


Duque de Caxias ganhou a primeira unidade da UFRJ em 2008, quando foi instalado um polo da universidade em Xerém.


Durante a cerimônia de inauguração, será feita a doação definitiva do terreno para a universidade, com a entrega do RGI da área. Do total de alunos do campus, cerca de 70% é morador da Baixada Fluminense, o que significa que não só universitários de Duque de Caxias frequentarão as aulas, mas também pessoas vindas de diversas regiões do estado.


O Campus Duque de Caxias/UFRJ Prof. Geraldo Cidade possui aproximadamente R$ 12 milhões de investimentos apenas nos laboratórios. O local ganhou esse nome em homenagem ao primeiro diretor do Polo Xerém. Com a transferência para a nova unidade, haverá a oferta dos cursos de Biofísica, Biotecnologia, Nanotecnologia, Engenharia Física e Ciências Farmacêuticas com ênfase em Biofármacos, que será o primeiro curso desta área no país.