Meio ambiente | 22 de maio de 2018 - 22:08

Japeri lança primeiro bosque de ipês do município

Baixada Fácil
Japeri lança primeiro bosque de ipês do município

O Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado nesta terça-feira (22), marcou o lançamento do projeto do primeiro Bosque de Ipês de Japeri, com o plantio inicial de 150 mudas da árvore nativa da Mata Atlântica no Campo Público de Golfe da cidade.


A atividade, que também antecipa a chegada da Semana Nacional do Meio Ambiente, prevista para acontecer entre 1º e 5 de junho, reuniu alunos, de7 a10 anos de idade, do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pedra Lisa e ambientalistas da ONG Onda Verde.


Ao todo, o Bosque irá receber seis mil mudas de Ipês Roxo, Amarelo, Branco e Rosa, todas doadas pelas empresas Urupá Mineração e Gás Natural Fenosa do Brasil (CEG), como compensação ambiental pela exploração de atividade comercial no município.


Coordenadora de projetos ambientais do Onda Verde, Gerusa Vanderlei disse que a ideia é reflorestar a Mata Atlântica nas regiões degradadas. “Sem floresta você não tem água. É, portanto, o resgate da segurança hídrica, recuperação do solo e o embelezamento da cidade”, ressaltou.


Para o prefeito Carlos Moraes, que chegou ao Campo Público de Golfe acompanhado dos secretários Kerly Gustavo, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Luiz Barcelos, do Desenvolvimento Econômico, o projeto do Bosque dos Ipês passa a ser mais referência ecológica para o município, depois do Pico da Coragem e do lago de canoagem, entre outros equipamentos.


“Aos poucos, Japeri vai se tornando referência para a cultura e o turismo no Estado. Já temos o primeiro e único Campo Público de Golfe do América Latina, o Pico da Coragem, com uma das maiores rampas de Asa Delta do Rio de Janeiro, além da Pedra Lisa, que vai ganhar em breve um monumento eclesiástico”, disse.