Esporte | 17 de outubro de 2017 - 17:44

Japeri sedia super final da Copa Rio de Parapente

Baixada Fácil
Japeri sedia super final da Copa Rio de Parapente

A cidade de Japeri vai sediar nos dias 10, 11 e 12 de novembro a super final da Copa Rio de Parapente 2017. Para o evento estão sendo esperados entre 80 e 100 atletas na modalidade Race to goal em quatro categorias: open, serial, sport e fun.


Uma das grandes estrelas esperadas para a super final é Érico Oliveira. Ele conquistou a etapa de Andradas do Campeonato Brasileiro de 2017 e o vice-campeonato Mundial de Parapente.


O grande palco da competição será o Pico da Coragem, um dos cartões postais de Japeri, com mirante natural de530 metrosde altura. Localizado próximo à Serra das Araras, ao lado da Cordilheira de Tinguá, já é um point consagrado com excelentes rotas, e que tem a via expressa do Arco Metropolitano servindo de eixo facilitador para o resgate de voos.


O acesso ao Pico da Coragem é feito pelo Caminho da Coragem, através de uma trilha com cachoeiras. Na época do Império, o espaço era usado por Dom Pedro I como acesso à Região Serrana.


Japeri: dois títulos em 2017


Vice-presidente da Federação de Voo Livre do Estado do Rio de Janeiro, André do Ponte explica que a copa Rio de parapente é de extrema importância para os atletas do estado.


“É através dela que os atletas conseguem vaga para disputar o campeonato brasileiro e é também na Copa Rio que nossos atletas treinam para as principais competições do calendário nacional”, disse. Ele frisou que esse nível de treinamento rendeu ao Estado do Rio de Janeiro, através de seus atletas federados, o Campeonato Brasileiro de Parapente 2017 e a Copa Sudeste de Parapente 2017, além de muitos outros títulos de menores portes.


André do Ponte, que também é diretor de Parapente, disse ainda que a escolha de Japeri aconteceu devido à importância da cidade no cenário carioca de voo livre, com seu belo complexo do Pico da Coragem.


“Japeri possui o clube de voo livre, que conta com atletas de altíssimo nível técnico no esporte. No último dia 15, conquistou o campeonato e vice-campeonato da Copa Sudeste com os atletas Vando Brito e Thiago Candiogo, que representam o clube e a cidade nas competições regionais e nacionais. Tudo isso, graças ao Pico da Coragem, que serve de sítio de voo e local de treino para estes e outros atletas”, observou.