Cursos | 13 de março de 2017 - 19:41

Queimados oferece curso gratuito de horta urbana para mulheres

Baixada Fácil
Queimados oferece curso gratuito de horta urbana para mulheres

Ter um cantinho para cultivar legumes e verduras em pequenos espaços pode ser uma boa alternativa para quem deseja ter uma alimentação mais saudável.  Para ensinar como montar uma horta em casa e os métodos adequados para mantê-la, a Prefeitura de Queimados irá promover em parceria com a Emater-Rio e a Cruz Vermelha um curso gratuito de Horta Urbana para mulheres, alusivo ao mês de março. Há 50 vagas abertas e as inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (14/03), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Rua Francisco Gabriel Neto, S/N – Vila Camarim).


Entre os principais objetivos do curso estão a integração entre a comunidade e o poder público, o estímulo à agricultura familiar e a segurança alimentar e o empoderamento das mulheres. Elas aprenderão como cultivar e comercializar os alimentos e terão a oportunidade ainda de contribuírem na renda da família.  A carga horária total é de oito horas. As aulas acontecerão nos dias 20 e 27 de março e nos dias 03 e 10 de abril, das 14 às 16h.


Além do estímulo à alimentação saudável, as alunas irão aprender a plantar em materiais recicláveis, como garrafas pets, pneus, vasilhas de plástico reutilizáveis, entre outros. Já com relação aos conteúdos, serão abordados temas como os fatores que compõem cada agroecossistema, entre eles o tipo de planta, o solo, o clima e o manejo adequado para cada tipo de horta caseira.  A ação conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Agricultura, Saúde, Direitos Humanos e Promoção da Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.}
 


Consumo saudável e sustentável também nas escolas


De acordo com o secretário de Agricultura de Queimados, Abílio Cardoso, a ação visa propiciar as mulheres do município a terem uma vida ativa e participante na Horta Comunitária. Segundo ele, os alimentos produzidos serão aproveitados na merenda escolar das escolas municipais. “Em pouco espaço de tempo, nosso governo vai direcionar toda a produção desses alimentos para a Horta Municipal. Essas mulheres terão condições de participar ativamente na horta e ter como tirar, inclusive, legumes e verduras para o consumo dentro de casa. Nosso objetivo é que os estudantes aprendam a comer alimentos saudáveis para que assim cresçam com uma alimentação livre de alimentos nocivos à saúde”, afirmou.
 


Serviço:


Curso gratuito de Horta Urbana
Local de Inscrição: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura
Rua Francisco Gabriel Neto, S/N – Vila Camarim – Queimados
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Dias e Horário das aulas: 20/03, 27/03, 03/04 e 10/04. Das 14h às 16h