Cursos | 17 de outubro de 2017 - 18:21

Prorrogadas inscrições para novos cursos da Fundec em Duque de Caxias

Baixada Fácil
Prorrogadas inscrições para novos cursos da Fundec em Duque de Caxias

A Prefeitura de Duque de Caxias prorrogou até 23/10 as inscrições para novos cursos nas áreas de ciência e tecnologia na Fundec. As aulas acontecerão através de uma parceria entre a Fundec e a Cisco Networking Academy – NetAcad, uma das mais inovadoras e respeitadas companhias da indústria de alta tecnologia do mundo. Estão sendo oferecidas cerca de cinco mil vagas para ensino a distância e as aulas começaram no dia 16/10. Com a parceria, formou-se a Academia Cisco Fundec e a Fundação passou a gerenciar os cursos da Cisco no estado do Rio de Janeiro.

O acordo trata da realização de cursos livres totalmente online nas áreas de Empreendedorismo e Tecnologia da Informação (Get Connected e Internet das Coisas). Na iniciativa privada, cada um desses módulos costuma ser oferecido com um custo médio de R$4 mil. Na Fundec, os mesmos são gratuitos e se transformam em grandes oportunidades para os cursistas. No próximo ano, a parceria garantirá a oferta de mais cinco módulos de capacitação profissional em TI, como Linguagem de Programação e Rede.

Os cursos oferecidos são de curta duração e cada período dura em torno de seis semanas. Os módulos de alfabetização digital proporcionam atualização, aperfeiçoamento e ampliação dos conhecimentos profissionais dos alunos de diferentes áreas. Os interessados devem possuir conta de e-mail para cadastro na plataforma NetAcad e computador com conexão à internet, para acesso ao curso na plataforma de aprendizagem. Recomenda-se a dedicação de cerca de cinco horas de estudos semanais.

“A Fundec foi criada no nosso primeiro governo e sempre foi um sonho para mim. Através dela, promovemos grandes inovações para a nossa cidade, como a chegada do Instituto Federal e do Colégio Pedro II. Temos ampliado os convênios e parcerias com as secretarias municipais e diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de atender cada vez melhor aos cidadãos de Duque de Caxias”, ressaltou o prefeito Washington Reis.

Quem tiver interesse em se inscrever, deve procurar as unidades participantes da Fundec nas localidades: Dr. Laureano, Gramacho, Imbariê, Parque Lafaiete, Pilar, Tamoio, Fundec Polo Social e Igreja Metodista Wesleyana. Os alunos, com idade mínima de 14 anos, deverão dirigir-se a essas unidades, munidos de identidade e CPF. Na ocasião, receberão um token, equipamento que garantirá o acesso à plataforma digital. Após a inscrição, as aulas serão todas online e os alunos só retornarão às unidades ao final do módulo, para retirada do certificado de conclusão.

Conheça os cursos

O módulo Get Connected é um curso de introdução à informática, em um formato de história em quadrinhos com áudios narrados. Ajuda os alunos a utilizar o computador e se conectar à internet. O curso Empreendedorismo ensina habilidades, comportamentos e atitudes de negócios financeiros, para ajudar os alunos a desenvolver uma mentalidade empresarial. Já o módulo Internet das Coisas, fornece uma visão geral dos conceitos e desafios da economia digital quando pessoas, processos, dados e coisas se conectam.

FUNDEC


A Fundec – Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias – conta com 19 unidades em todo o município, sendo três unidades móveis, e oferece 49 cursos classificados como instrumentais, preparatórios e de qualificação. Somente no primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 6.615 vagas para alunos em todas as unidades.