Cursos | 11 de setembro de 2018 - 21:29

Companhia oferece vagas para curso gratuito de teatro em Duque de Caxias

Shirley Costa e Silva
Companhia oferece vagas para curso gratuito de teatro em Duque de Caxias

Moradores de Campos Elíseos e localidades próximas, em Duque de Caxias, poderão se inscrever para o curso gratuito de Iniciação Teatral, oferecido pela Cia. Teatral Experiment-Art, em parceria com a Associação dos Moradores do bairro.  São oferecidas 40 vagas e os interessados devem comparecer no dia da aula inaugural, em 25/09, para realizar a inscrição. As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, durante 12 meses, na sede da Secretaria de Combate à Dengue (Avenida Actura, n° 30, Campos Elíseos). Haverá ainda prática de montagem ao final do processo.


Para se inscrever no curso, os interessados devem possuir no mínimo 15 anos de idade. Não é exigido grau mínimo de escolaridade e nem é necessário o pagamento de nenhuma taxa.


Teatro engajado


A Cia. Teatral Experiment-Art surgiu no ano de 2012, em Duque de Caxias, a partir das experiências desenvolvidas em aula pelo professor de Artes Cênicas Rafael O’ Santza, ao investigar os processos de formação de atores e as relações entre atores e o público. O grupo, que é formado por educadores e profissionais dos ofícios teatrais e de áreas correlatas, teve passagens pelos bairros: Centro, Parque Vila Nova, Parque Fluminense e Campos Elíseos, onde está localizado atualmente.  


Entre as propostas da Companhia está a introdução da temática social nas aulas, com o objetivo de discutir conceitos como identidade, alteridade, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo, entre outros.


“Propomos um teatro engajado para uma região que se encontra desassistida pelo poder público e por iniciativas privadas quanto aos aspectos culturais. A Cia também promove o resgate do registro histórico local, da memória cultural da região, das tradições populares, da diversidade cultural e das festividades religiosas”, afirma o professor de Artes Cênicas Rafael O’ Santza.


Serviço:

Curso gratuito de Iniciação Teatral em Duque de Caxias
Local:
Sede da Secretaria de Combate à Dengue (Avenida Actura, n° 30, Campos Elíseos – Duque de Caxias)
Duração /dias/ horário: 12 meses, com aulas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30
Data da inscrição: 25/09/2018, dia da aula inaugural
Documentação para a inscrição: cópia da identidade e CPF do candidato e do responsável. O interessado deverá ir com o responsável, caso seja menor de idade.