Cultura | 25 de novembro de 2016 - 21:19

Cultura funk é tema de série de atividades neste sábado em São João de Meriti

Baixada Fácil

Neste sábado (26/11), acontece o “Fórum Social Funk - Funk na Escola” no CIEP 115, em São João de Meriti, a partir das 10h. A proposta é reunir educadores, estudantes, agentes e produtores culturais com a finalidade de criar um diálogo permanente entre a cultura funk, a escola e a sociedade, além de promover o protagonismo juvenil e geração de renda para jovens de periferia. 


Na abertura do evento haverá uma mesa redonda com os temas: Funk é protagonismo, Funk é cultura, Funk é arte e Funk é mídiaO fórum contará com a participação de Vera Schroeder, da Superintendência da Leitura e do Conhecimento; Jhonny Barroso, da Coordenadoria de Cultura, Cidadania e Juventude; Cleisemery Campos da Costa, chefe do setor de Políticas Culturais e Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ. 


Estarão no evento ainda Anderson Valentim, do projeto Favelagrafia; Thiago de Paula, do Expo Passinho Carioca e Biblioteca Parque Estadual; Priscila e Renato Patrão, criadores da Rede Funk Social - Casa do Funk; Ecio Salles, criador da FLUPP - Festa Literária das Periferias; Raíssa, Rosa, Fernanda e Edem Lis: criadoras do Batidão Cultural; e Renato Detonna, produtor fonográfico e DJ na Rádio Transamérica RJ.


A partir das 13h, haverá o Sarau Poesia Funk, uma programação aberta para a comunidade com entrada franca e sem necessidade de inscrição. No local, o público poderá ver a apresentação e exposição fotográfica do grupo Expo Passinho Cariocaalém de participar da Libertação de livros, Aulão de Passinho e Desafio do Passinho com premiações. 


No Sarau também haverá um mural especial chamado Varal de Poesias. Serão várias letras de clássicos do funk expostas em forma de poemas num típico varal de roupas. As pessoas poderão entrar no clima do evento ao destacar as poesias e declamar ou cantar num microfone aberto.


As inscrições para o Fórum devem ser feitas com antecedência pelo telefone:  (21) 980123465.


Serviço:


Fórum Social – Funk na escola 
Endereço: Av. do Comércio, s/n - Jardim Metrópole, São João de Meriti
Data: 26/11/2016 
Realização: Rede Funk Social (Casa do Funk) e CIEP Brizolão 115 Antônio
Francisco Lisboa.
Produção: Jorge Moreno (Fala Sério)


Mais informações pelo linkhttps://www.facebook.com/events/1650082855282108/