Cultura | 12 de julho de 2017 - 19:03

Artistas da Baixada exibem documentário sobre música e sustentabilidade nesta quinta em Mesquita

Baixada Fácil

Transformar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em algo familiar para a população. Esse é o desafio que o Centro Rio+, das Nações Unidas (ONU) decidiu enfrentar. Para essa missão, o coletivo aberto de músicos "Baixada Nunca Se Rende", formado por artistas dos municípios da Baixada Fluminense, tornou-se parceiro da ONU e usa a música para divulgar os Objetivos.


Como resultado da parceria, o Coletivo e o Centro Rio+ criaram o projeto piloto “Música Para Avançar o Desenvolvimento Sustentável”. Essa história está registrada no documentário #BXD - Baixada Nunca Se Rende.


Antes mesmo da aprovação dos Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelos 193 países-membros da ONU, os músicos do “BXD Nunca Se Rende” já debatiam a questão do desenvolvimento sustentável. O filme conta a história destes artistas na construção de músicas que desafiam mais uma vez a tratar sobre o tema e que pretendem ser apresentadas ao mundo por meio do lançamento de um guia metodológico sobre o projeto. Os cineastas Juliana Spínola (Brasil) e Christian Tragni (Itália) são os realizadores e gravaram as cenas durante o mês de janeiro em cidades da Baixada Fluminense.


A exibição do documentário será no dia 13 de julho, às 17h30, no Centro Cultural Mister Watkins, na Rua Armando Sales Teixeira, 57, no Centro de Mesquita. Depois do filme, dois artistas do coletivo realizarão pocket shows, com duração de meia hora cada.


O Centro Rio+ foi criado como um legado da Conferência Rio+20 para manter vivos os compromissos para o desenvolvimento sustentável.


Serviço:


Filme #BXD – Baixada Nunca Se Rende – 66 minutos
Juliana Spínola e Christian Tragni – dia 13/07 às 17h30 no Centro Cultural Mister Watkins - Mesquita


Shows Acústicos Baixada Nunca Se Rende - 19h
Banda Gente e Seu Mathias