Colunistas | Saúde Ocular | 03 de fevereiro de 2015 - 15:24

Olhos exigem cuidados especiais no verão

Kátia Mello

Com as altas temperaturas, que têm atingido índices históricos neste verão, muita gente busca meios urgentes de se refrescar, seja na piscina, na praia ou mesmo sob o friozinho do ar-condicionado. No entanto, mesmo que a ânsia de fugir do calor seja grande, é importante não descuidar da saúde. Todos sabem que se hidratar e usar protetor solar são atitudes imprescindíveis para curtir o verão com segurança, mas acabam esquecendo de proteger alguns dos órgãos que mais sofrem nesta época do ano: os olhos.


A saúde ocular merece cuidados extra durante o verão, já que nossos olhos são muito sensíveis à radiação solar e a infecções virais e bacterianas.


Apesar de a conjuntivite ser a doença mais comum neste período do ano, quem se expõe ao sol, sem as devidas medidas preventivas, também está suscetível à catarata, ao pterígio, à degeneração macular senil, a tumores da córnea e conjuntiva, e até queimaduras nas pálpebras. Por isso, o uso de óculos de sol adequado, com filtros ultravioleta UVA e UVB, é imprescindível, até mesmo por crianças maiores.


Confira a seguir algumas dicas simples para você não descuidar da sua saúde ocular neste verão:


-Use óculos solar de qualidade com filtros ultravioleta UVA e UVB;

-Procure não se expor diretamente ao sol ou ao vento. Proteja-se com guarda-sol, chapéu ou boné;

-Evite coçar ou levar as mãos sujas aos olhos;


-Evite o contato do seu suor com os olhos;


-Lave bem as mãos e o rosto com água corrente e potável ao sair do mar, rio ou piscina;


-Não divida óculos de sol, toalhas ou outros objetos de uso pessoal com terceiros;


-Não use colírios sem prescrição médica;


-Proteja seus olhos do contato com produtos químicos, como cloro, bronzeador e protetor solar;


-Evite abusar do ar-condicionado, já que a exposição exagerada a este aparelho pode ocasionar a síndrome do olho seco e infecções como conjuntivites, principalmente se for compartilhado com muita gente em um mesmo ambiente.