Cidadania | 02 de outubro de 2017 - 19:59

Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio de Janeiro lança Disque Idoso

Baixada Fácil
Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio de Janeiro lança Disque Idoso

A partir de hoje (02/10), o Rio de janeiro terá um canal exclusivo para denúncias e informações voltadas para as pessoas com mais de 60 anos. Maus tratos, violência, dúvidas sobre direitos, episódios de preconceitos, entre outros, poderão ser denunciados através do Disque Idoso - (21) 2334 5500. A Central Telefônica funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h.


O canal é lançado no mês em que a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) conta com uma programação voltada para a pessoa idosa. Durante o mês de Outubro, dedicado a essa população, a secretaria promoverá palestras, feira de serviço e até um baile de dança para a terceira idade.


O alto número de ligações por parte dos idosos no Disque Combate ao Preconceito, lançado em agosto deste ano pela SEDHMI, foi o que motivou a iniciativa. No primeiro mês de funcionamento do canal, 37% das denúncias recebidas foram feitas por idosos.


“O volume de demandas da população idosa nos surpreendeu, já que o canal também recebe queixas de racismo, intolerância religiosa e outros tipos de preconceito. Isso mostra que ainda temos muito que avançar para garantir os direitos da população idosa. Esse disque é fundamental para que possamos identificar as maiores dificuldades e estabelecer ações efetivas”, diz o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.


As principais reclamações das pessoas com mais de 65 anos, recebidas pela SEDHMI, são referentes ao transporte público, informações sobre direitos e denúncias sobre violência.


Calendário de atividades – Mês do Idoso


18/10- Disque Idoso Presencial – Idosos poderão tirar suas dúvidas ou fazer denúncias a equipe técnica da SEDHMI que estará no local. Os profissionais farão os cadastros dos idosos e acompanharão os casos
Local: BRT Alvorada
Horário: Das 10h às 16h


24/10- Café com Idoso – Debate sobre longevidade e envelhecimento saudável com a presença de médicos e pesquisadores especializados em gerontologia
Local: Auditório da CAARJ  - Av. Mal. Câmara, 210 – Centro
Horário – 14h às 17h


31/10- Debate sobre Saúde da Mulher Idosa
Local: CEDIM , Rua Camerino, 52
Horário: 10h