13 de setembro de 2014 - 23:37

Atleta de Duque de Caxias conquista medalha de prata em campeonato de karatê no Peru

Baixada Fácil

Atleta de Duque de Caxias conquista medalha de prata em campeonato de karatê no Peru

O carateca Christian Pontes Tavares, de 19 anos, conquistou um importante resultado no XXV Campeonato Panamericano Juvenil de Karate, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, em Lima, no Peru. Disputando na categoria Kata masculino sub-21, o atleta de Duque de Caxias garantiu a medalha de prata e ajudou o Brasil a ficar na terceira colocação na classificação geral (12 ouros, 6 pratas e 19 bronzes), à frente dos EUA.


“Depois de tanto tempo, é muito bom poder sentir aquele gosto novamente de uma final de panamericano. Os resultados conquistados pela equipe brasileira ajudam a mostrar o valor e essência do karatê brasileiro. Posso dizer que essa seleção se superou em união, força, respeito, determinação, caráter e comprometimento. Isso tudo é resultado da nossa evolução em um ano”, comemorou Christian.


Treinado pelo sensei Genival Ferreira, da academia Biopower, que ocupa atualmente a segunda colocação no ranking especial sênior da Confederação Brasileira de Karatê, conta com o apoio da secretaria de Esporte e Lazer de Duque de Caxias. Utilizando as instalações da Vila Olímpica para treinamento, o carateca busca sempre a evolução do kata e faz um apelo aos praticantes: “Peço aqueles que se dedicam ao kata que busquem mais, procurem estar sempre se desafiando, sendo humildes e perfeccionistas para que possamos estar em constante evolução, juntando nossas forças e conhecimentos, sem discriminação de linhagem e estilos, porque no final somos um só, representamos o karatê e assim acredito que a cada competição teremos mais êxitos em todas as categorias, independentemente do atleta”, disse.


Carreira


Christian Pontes Tavares iniciou no karatê bem cedo, aos quatro anos de idade, incentivado pelos pais. Para ele, isso foi fundamental para sua formação como pessoa e atleta. “O karatê é muito mais que um esporte, é uma filosofia de vida que nos ensina o respeito ao próximo e me ajudou em muitas coisas”, frisou.


Com o passar do tempo, o menino passou a chamar a atenção de seus professores e aos nove anos participou de uma seletiva estadual, onde conheceu seu atual treinador, o sensei Genival Ferreira. Técnico da seleção brasileira de shotokan e da seleção estadual do Rio de Janeiro, Genival federou o atleta por Duque de Caxias e, desde então, a dupla coleciona títulos para a cidade. Entre os principais estão o hexacampeonato brasileiro e o bi panamericano.


Fora do tatame, Christian tem repetido o bom desempenho que mostra ter no esporte. Preocupado com o futuro, o atleta deixou o karatê de lado por um tempo para se dedicar para o vestibular em2012. Aaprovação para o curso de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi mais uma importante conquista na carreira do jovem esportista. 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação