19 de junho de 2018 - 20:53

Faetec e Pronatec: mais de duas mil vagas abertas em cursos profissionalizantes

Baixada Fácil

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes a serem realizados em 74 escolas da Rede em todo o Estado do Rio de Janeiro. Há ainda mais duas mil vagas disponíveis das 9.599 ofertadas. Interessados devem ser cadastrar na página: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/


A capacitação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos profissionalizantes visam habilitar, aperfeiçoar e atualizar o aluno que está em busca do primeiro emprego ou que tem pressa em reingressar nos postos de trabalho.


“No primeiro momento, as oportunidades foram voltados aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. Agora, as vagas estão abertas para qualquer pessoa interessada”, explica o presidente da Faetec, Miguel Badenes.


Todos os cursos são gratuitos. São 34 opções de formação profissional, com carga horária que varia entre 160 e 200 horas, e que correspondem a 10 e 20 semanas de duração. Por meio do Pronatec, os estudantes receberão material didático e ajuda de custo nos dias de aula para as despesas de transporte e alimentação.


Podem se inscrever cidadãos com idade mínima que varia de15 a18 anos, de acordo com a exigência de cada curso. A escolaridade também difere, a depender da espécie da qualificação escolhida.


São várias opções: Agente de Informações Turísticas, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, Almoxarife, Auxiliar de Conservação de Acervos (Unidade Centro de Memória), Bartender, Camareira em Meios de Hospedagem, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Garçom, Manicure e Pedicure, Operador de Computador, Programador de dispositivos móveis, Recepcionista, Idioma, entre outras. 


O término das inscrições varia de acordo com o curso, podendo ser entre os dias 08 e 22 de julho de 2018. Após realizar o cadastro e escolher o curso, o candidato terá dois dias para confirmar a matrícula.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação