22 de novembro de 2010 - 21:30

Evento de moda na Fundec descobre novos talentos

Redação Baixada Fácil

Evento de moda na Fundec descobre novos talentos
No dia 19 de novembro, a quadra do PEAFS (Programa Especial de Atividades Físicas e Socioeducativas) virou uma grande vitrine para o trabalho das costureiras que participam do programa de qualificação da Fundec (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais), unidade Gramacho. Elas uniram esforços com os funcionários para produzir uma coleção de moda verão, apresentada na primeira edição do “Facid – Costureira Fashion”.

As 26 alunas estão sendo qualificadas para as atividades de confecção, aprendendo a utilizar a máquina de costura industrial, além do manuseio de linhas, agulhas e tecidos. “O curso é uma novidade na região. Além da costura, aprendemos empreendedorismo e já pensamos em abrir nosso próprio negócio. Inclusive, já recebi minha primeira encomenda de um vestido”, destacou a aluna Luciene dos Santos, 28 anos.

Gelvaneza Alves, 28 anos, foi a grande revelação do curso, além de participar de todas as atividades, está abrindo a sua própria confecção. “Minha loja vai se chamar Toca da Loba e estou muito confiante com tudo que aprendi na Fundec”, disse a aluna.

Como é habitual nos desfiles, houve uma homenageada, e o destaque ficou para a presidente da Fundec, Roberta Barreto, que participou da edição com um vestido desenhado e produzido pela aluna Gelvaneza Alves. Neste momento, as futuras costureiras também entraram na passarela com os modelitos feitos por elas.

"A ideia é possibilitar a emancipação dos moradores de Duque de Caxias que participam do programa de qualificação da Prefeitura. É o caso dessas costureiras, que estão em formação", explicou Roberta Barreto. "Esse processo de capacitação e apoio aos empreendimentos dos moradores do município acaba sendo mais longo para a Prefeitura, mas o resultado é muito mais duradouro".

Para a presidente, uma ação como esta se torna possível com a soma de esforços de todos os funcionários das unidades e da fundação, que promove as atividades de capacitação e qualificação através do Facid (Faculdade da Cidadania). O desfile também contou com o apoio dos alunos do curso de cabelo e maquiagem e de fotografia, das unidades Beira-Mar, Parque Paulista e Gramacho.

Serão abertas 30 vagas para a turma de 2011. Para se inscrever é necessário ter concluído o ensino fundamental ou está cursando o 9º ano ou educação de jovens e adultos. Mais informações pelo telefone: 3658-1760

A Fundec Unidade Gramacho fica na Av. Rio Branco, 1158 – Gramacho.

  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Nenhum comentário

Seja o primeiro