05 de setembro de 2016 - 22:57

Escola de Papai Noel abre inscrições para cursos gratuitos

Baixada Fácil

Escola de Papai Noel abre inscrições para cursos gratuitos

Enquanto o Rio de Janeiro respira o sucesso dos Jogos Olímpicos e aguarda com ansiedade o início dos Jogos Paralímpicos, um grupo de senhores que gasta muita energia em dezembro começa a se preparar para a verdadeira maratona do trabalho no fim do ano: os Papais Noéis. Para encontrar os candidatos aptos a desempenhar a função, a Escola de Papai Noel do Brasil acaba de abrir as inscrições para os cursos gratuitos de Papai Noel e Noeletes. Fundada em1993, ainstituição já formou cerca de 550 ´Bons Velhinhos´ e 230 Noeletes, suas simpáticas ajudantes.


O interessado em ocupar o posto de Papai Noel deve ter o cabelo e a barba brancos ou grisalhos, mais de 50 anos e de preferência não ter vícios, como fumar e consumir bebidas alcoólicas. Gostar de crianças e ter boa saúde é fundamental para desempenhar a função. As aulas são eliminatórias e haverá uma pré-seleção: o aluno que não se encaixar no perfil desejado pela Escola abre a vaga para outro que está na lista de espera.


As aulas do Curso de Papai Noel vão começar no dia 4 de outubro e serão realizadas sempre às terças-feiras, das 14 às 18h, até o dia 25, no Rio´s Presidente Hotel (Rua Pedro I, 19), Praça Tiradentes, no Centro. A formatura será no dia 1º de novembro, em local a ser definido, quando haverá a solenidade de entrega do Certificado de Conclusão e distribuição de presentes às crianças.


As inscrições para o Curso de Noeletes, as simpáticas ajudantes de Papai Noel, também estão abertas. A candidata precisa ter idade entre 18 e 25 anos e gostar de crianças. O curso será realizado durante duas terças-feiras (dias 18 e 25 de outubro), das 10 às 12h, no mesmo local do curso dos Papais Noéis. As inscrições são gratuitas para ambos os cursos e podem ser feitas através do e-mail papainoeltapume@gmail.com ou pelos telefones: (21) 2532-3066 e 3177-0190.
 


Preparação intensa


Durante o curso, os alunos realizam exercícios teatrais, musicais e trabalho de corpo, orientados pelos professores Limachem Cherem (ator) e Gedivan Albuquerque (ator e músico), sob a coordenação de Fátima Cherem (figurinista) e Sluchem Cherem (produtora cultural).


Aulas de improvisação, dicção, interpretação, postura, figurino, trabalho de grupo e maquiagem também fazem parte da preparação, assim como os exercícios de ginástica na moderna academia do Rio´s Presidente Hotel. Uma novidade deste ano será a participação de uma fonoaudióloga, que vai trabalhar a voz e os movimentos da parte facial dos alunos. O objetivo é preparar o ´Bom Velhinho´ para que ele consiga contornar perguntas embaraçosas das crianças, possa participar do Coral de Natal e saiba como segurar os bebês no colo.


Os Papais Noéis formados pela Escola são indicados para trabalhos em shoppings, lojas, clubes, residências, hospitais, escolas, empresas e comerciais de TV durante os meses de novembro e dezembro. Um “Bom Velhinho” pode ganhar até R$ 15 mil por um período de 40 dias de trabalho em shoppings. Eles também fazem visitas a residências, empresas, escolas e hospitais, que rendem em torno de R$ 400 cada uma.


Para o fundador e diretor da Escola de Papai Noel do Brasil, Limachem Cherem, que tem mais de 30 anos de experiência teatral e acaba de voltar de Gramado, a cidade do Natal Luz, onde foi pesquisar novidades para os cursos, o principal perfil para quem deseja ser um bom Papai Noel é gostar de crianças. “Exercer a função de Papai Noel é mais complexo do que muita gente imagina, pois é um trabalho que mexe com a emoção e a paixão das crianças e dos adultos. Não adianta somente colocar a roupa vermelha e branca e sair fazendo Ho! Ho! Ho! Além de ´vestir´ literalmente o personagem, é preciso senti-lo. Nós ensinamos as técnicas, mas o aluno deve ter amor pelas crianças, alegria, felicidade e satisfação por aquilo que faz”, esclarece.


 



  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação