06 de abril de 2017 - 16:29

Projeto Som+Eu realiza primeiro concerto público em Duque de Caxias

Baixada Fácil

Projeto Som+Eu realiza primeiro concerto público em Duque de Caxias

Nesta quinta-feira (06/04), os alunos do projeto Som+Eu apresentarão um concerto especial em Duque de Caxias. Apoiado pela Braskem, maior petroquímica das Américas, a iniciativa social visa estimular a formação musical de 500 estudantes, entre 06 e 16 anos, de escolas públicas próximas das unidades industriais da companhia no Polo Petroquímico de Campos Elíseos (RJ).


O projeto, iniciado no começo do ano, é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. As atividades acontecem em diversos bairros de Duque de Caxias, como Campos Elíseos, Bom Retiro, Saracuruna, Cangulo, Jardim Primavera e Jardins Ana Clara, localizados na região onde as unidades da Braskem estão situadas. Como parte das aulas de música, os estudantes aprendem a tocar instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversa, trompete e saxofone.


Empenhada em agregar ainda mais conhecimento musical à juventude, a Braskem proporcionou um intercâmbio cultural entre projetos musicais que apoia. Dessa forma, os músicos do Som+Eu foram convidados a participar de uma oficina de luteria (construção de instrumentos musicais feitos em PVC) na sede do Projeto Neojiba, apoiado pela petroquímica em Salvador (BA), servindo de inspiração e conhecimento para que a organização carioca possa realizar uma ação semelhante no futuro.


“Graças à integração com o projeto da Bahia foi possível perceber que a sonoridade dos instrumentos feitos com materiais de PVC é similar aos feitos de madeira. A principal vantagem é que o custo para a construção e a manutenção dos instrumentos de PVC é menor, além dos alunos poderem usar o know-how adquirido para empreenderem e comercializarem o que fizerem”, ressalta Moana Martins, coordenadora do Projeto Sou+Eu.


Na oficina, os estudantes aprenderam a construir e manusear instrumentos como saxofone de tubo, flauta pan, chinelofone, pife, cortina de chaves e violão de ralo, e montaram uma Orquestra Tubônica, formada somente com instrumentos produzidos com material alternativo e que será apresentada para o público nesta quinta-feira.


João Lucas, aluno do projeto e integrante do Grupo de Sopro, elogia: “A oficina foi ótima. Nunca imaginei que material como plástico pudesse ser transformado em um instrumento perfeito. Guardarei essa experiência para o resto da vida e pretendo ensinar outras pessoas. Vou, inclusive, fazer mais na minha casa”, disse o estudante.
 


Serviço:


Concerto Som+Eu
Local: Avenida Afonso Celso, 12 – Campos Elísio, Duque de Caxias (RJ)
Horário: 19h
Entrada: Gratuita 


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação