05 de setembro de 2016 - 22:38

Exposição exibe trabalhos de autistas em Duque de Caxias

Baixada Fácil

Exposição exibe trabalhos de autistas em Duque de Caxias

Crianças e adolescentes autistas do Núcleo de Arte Terapia Tear ganharam nessa sexta-feira (02/09), uma exposição na biblioteca municipal Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias. A mostra ‘Olhares’ reúne 34 obras destes jovens pintores, com idade entre três e 16 anos. O público pode conferir a exposição até o dia 30 de setembro.


“Alguns desses pequenos artistas estão chegando em sua quarta exposição. Tudo é construído através de um momento singular de cada criança. Não existe nada copiado. O processo de arte-terapia oferece todos os materiais, e as crianças vão se identificando com o que mais gosta. A partir daí começam a produzir o que veem. Cada trabalho exposto aqui tem uma explicação, existe uma história por trás. São obras genuínas, que não têm preço”, explicou a coordenadora do núcleo, Valéria Ramos.


O artista plástico Paullo Ramos, que também coordena o núcleo de arte-terapia, explicou durante o vernissage sobre o projeto e o apoio que tem recebido da Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Cultura e Turismo.  


“O importante é que percebam esse trabalho como fundamental para o desenvolvimento. Cada pessoa tem sua dualidade, razão e emoção afetada. Essas peças de quebra-cabeça representam a fragmentação, que vem a ser símbolo do autismo. Nossa tarefa é colaborar para que a dualidade fragmentada se junte. Antes não existia uma ponte para fazer com que a criança e adolescente autista viesse para o nosso mundo e essa ponte é a arte. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes autistas e esclarecer a arte-terapia através de um outro olhar”, destacou Paullo.


Avó do pequeno Luiz Miguel da Eira Lima, de 9 anos, Maria de Fátima Stefani esteve na Biblioteca Leonel Brizola para prestigiar do neto e elogiou o trabalho feito pelo Núcleo de Arte Terapia Tear.


“Desde que iniciou esse trabalho, o (Luiz) Miguel apresentou uma evolução muito grande. A arte-terapia tira a criança autista da inércia de aprender. No início ele só desenhava um risco, era algo bem primitivo. Hoje consegue fazer desenhos lindos como o que está exposto aqui”, disse Stefani.


Arte-terapia


O Núcleo de Arte Terapia Tear realiza um trabalho com crianças e adolescentes autistas há cerca de três anos, através de cursos, palestras, atendimentos clínicos. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através dos telefones: (21) 98059-4941 ou (21) 96656-6152.



Serviço:


Exposição: Olhares
Duração: de 02 a 30 de setembro
Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola (Praça do Pacificador, s/n – Duque de Caxias)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone para agendamento de visita: (21) 2672-3155


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação