09 de fevereiro de 2021 - 21:12

Veja as principais tendências da construção civil e arquitetura para 2021

Baixada Fácil

Veja as principais tendências da construção civil e arquitetura para 2021
Depois de um ano marcado pela crise da pandemia, HYPERLINK "https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2020/12/4895666-com-queda-em-2020-setor-da-construcao-civil-esta-otimista-para-2021.html"o setor da construção civil entra em 2021 com otimismo. A previsão da Câmara Brasileira da Indústria da Construção é que o segmento registre um crescimento de 4% ao longo do ano. Para conseguir se reerguer, novas tendências estão se consolidando no ramo.

A principal delas é a aplicação de conceitos de sustentabilidade nas obras. Por muito tempo, o setor foi marcado por impactar negativamente o meio ambiente. Mas, com os avanços tecnológicos da atualidade, as construções sustentáveis estão sendo incentivadas por outro fator muito importante: o financeiro.

Houve a percepção de que reduzir a quantidade de resíduos em uma construção, além de afetar menos a natureza, também gera uma enorme economia, fundamental para tempos de crise. É importante lembrar que a preocupação com as questões ambientais também cresceu na pandemia, já que o surgimento de doenças como a Covid-19 HYPERLINK "https://baixadafacil.com.br/meio-ambiente/covid-19-sars-h1n1-o-que-estas-doencas-tem-a-nos-dizer-sobre-os-problemas-ambientais-4922.html"está relacionado com a devastação do meio ambiente.

A utilização de fontes de energias renováveis nas obras também veio para ficar. A engenheira mecânica Vanessa Santos, HYPERLINK "https://www.sweetesthome.com.br/"especialista em eletricidade doméstica do Sweetest Home, comenta as formas como as construções sofrem alterações com isso: “A economia de energia elétrica é uma grande demanda dos brasileiros e isso impacta a forma como as novas edificações são construídas. Isso passa desde o planejamento de cômodos com maior ventilação e iluminação natural, até a instalação de painéis para captação de energia solar”.

As tecnologias eletrônicas também se consolidam entre as tendências da construção para este ano. Um dos equipamentos que está sendo cada vez mais usado pelo setor é o drone. São várias HYPERLINK "https://www.sienge.com.br/blog/drones-na-construcao-civil/"as aplicações do item em uma obra, entre elas, o mapeamento de áreas com menor esforço físico e financeiro e o erguimento de cabos em locais de difícil acesso.

Outro avanço tecnológico que pode ajudar a reduzir os custos de uma obra é a chamada Internet 4.0. Ela é utilizada em máquinas e equipamentos presentes na construção, e capta dados e informações sobre o ambiente e a produtividade. Assim, é possível analisar as informações obtidas através da conectividade e automatizar alguns processos, gerando economia de tempo e de dinheiro.

Se na construção civil a tecnologia e a sustentabilidade ditarão o ritmo do setor, na arquitetura as transformações estão diretamente relacionadas com a pandemia. A maneira como a população vive nas casas mudou muito com o isolamento social, muito por conta do home office.

Com isso, as tendências da arquitetura em 2021 são a liberdade e a adaptabilidade. Ou seja, cômodos que podem ser facilmente transformados através de simples mudanças. Por exemplo, uma sala de estar que pode ser dividida e adaptada para a criação de dois pequenos escritórios.




  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação