Sena em Cena | 21 de junho de 2017 - 07:04

IGNORÂNCIA DIPLOMADA

Em nossa opinião, quais são as pessoas estúpidas e alienadas que nos rodeiam? São as que discordam de nós? As que professam outras crenças e têm outros conceitos filosóficos ou ideologias políticas? Estudaram menos ou têm formações menos rígidas? Não foram bem sucedidas no que fomos? Falam errado? Cometem erros ortográficos? Precisamos entender o que determina quem é melhor ou pior do que nós.


Pensemos na estupidez – e alienação – de julgarmos que todos devem nos imitar ou render louvores aos nossos pensamentos, atos e costumes... ou agir como se fossem nossos discípulos e tivessem a obrigação de massagear nossos egos. Façamos o esforço de procurar entender que nos propormos é muito mais produtivo do que nos impormos. Que as opiniões pessoais não são ciências exatas, e são muitos os valores e saberes alheios a status, diplomas e posses, porque advêm de vivências bem aproveitadas.


Quem pensa que tudo sabe, não sabe nada. Vive perdido  em uma redoma e coleciona estrelinhas que angaria com discursos feitos de conhecimentos formais desperdiçados, porque os utiliza como troféus ou gargantilhas. Os que agem assim ficam sempre abaixo da ignorância premeditada dos que sabem ouvir e aprender. Aprender, Inclusive, com as gafes da ignorância diplomada dos que acham que só tem a ensinar.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Demétrio Sena. Nome completo: Demétrio Pereira Sena. Morador de parque das Flores em Magé. Autor de nove livros. Fotógrafo. Arte-educador (animador cultural) da Secretaria Estadual de Educação. Palestrante e oficineiro (de modalidades literárias, origami, bola mania, impostação de voz e fotografia) em escolas, empresas e outros ambientes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro