Eu amo o que faço | 31 de julho de 2015 - 10:35

Faça o que você ama: 7 razões para começar a empreender

Você já parou para se perguntar se trabalha com aquilo que ama? Sua profissão atualmente é aquilo que você sempre quis fazer? Muitas pessoas ignoram alguns desejos profissionais antigos justamente pelo medo de empreender, pelos riscos que isso envolve e pelas dificuldades iniciais de se começar um negócio por conta própria. No entanto, é preciso ter em mente que o empreendedorismo pode gerar ótimos resultados, além de outras consequências óbvias, como o aumento da autoestima, o fato de fazer algo que você efetivamente gosta, a certeza de ser bom naquilo que você faz, as possibilidades de crescimento profissional e a motivação decorrente dessa escolha profissional.


Essas são apenas algumas das razões para você começar a empreender e fazer aquilo que você mais ama. Quer conhecer outras? Confira minha lista completa:


Aumente sua autoestima


Empreender significa ter suas habilidades efetivamente valorizadas, já que é você quem dita as regras do novo negócio. Você decide como será o produto e o serviço oferecido ao público, estruturação dos negócios, os processos administrativos internos etc. Ou seja, é uma oportunidade para ver seu trabalho realmente em prática, fazendo uma diferença no dia a dia da empresa.


Tenha a certeza de que você é bom no que faz


Ao empreender, os resultados dos negócios são consequência direta de seus esforços. Ao contrário de trabalhar em uma grande empresa, na qual você é apenas mais uma peça do quebra-cabeças, aqui você é o núcleo dos negócios e sabe que, se fizer um bom trabalho, terá como consequência resultados positivos.


Tenha mais motivação para trabalhar


Ao saber que todos os seus esforços serão direcionados em benefício de um negócio que é seu, haverá mais motivação para trabalhar. Sua contribuição será imprescindível para o crescimento da empresa, por isso não há motivos para se sentir desanimado, nem frustrado com a falta de reconhecimento profissional.


Seja mais produtivo


Os desafios do empreendedorismo são enormes, por isso é importante ser bastante produtivo. Ao contrário do que isso pode parecer à primeira vista, ser mais produtivo não significa trabalhar mais. A produtividade está relacionada à eficácia de suas ações cotidianas no trabalho, já que você busca realizar o máximo de atividades no menor tempo possível.


Começar a empreender gera mais possibilidades de crescimento profissional


Ao ter sucesso no próprio empreendimento, as possibilidades de crescimento profissional são inúmeras. Caso seu negócio deslanche, será possível adquirir mais investimentos, franquear e licenciar suas ideias, expandir sua rede de estabelecimentos, entre outras medidas.


Escolha a equipe com quem quer trabalhar


Você decide com quem quer trabalhar no próprio empreendimento. Escolha a equipe ideal, sem favoritismos, corporativismo e apadrinhamentos. Assim, sua equipe apresentará melhor desempenho e resultados ao final do mês.


Fuja da monotonia cotidiana: tenha flexibilidade de horários


Empreender também possibilita maior flexibilidade de horários. Tudo bem que isso pode significar ter que trabalhar aos finais de semana, dependendo do ramo de negócios no qual você está empreendendo, mas é você quem faz seus horários e, se quiser tirar alguma folga aleatória uma vez ou outra, você poderá fazer isso sem maiores problemas. Só não vale abusar, afinal o seu negócio precisa de supervisão, não é mesmo?


É importante ter em mente que todas essas vantagens vêm acompanhadas também de responsabilidade. Antes de começar a empreender, é preciso buscar informações suficientes sobre o ramo em que você pretende atuar para ter a certeza de que é um bom nicho a se investir, bem como de que seus investimentos (financeiros e de tempo) não serão desperdiçados.


Se você quiser ainda mais apoio na hora de empreender, procure também o direcionamento de um mentor ou coach profissional, que poderá dividir com você toda a experiência dele e lhe auxiliar no planejamento desse novo negócio. As atividades de coaching normalmente incluem a elaboração de metas bem definidas e realistas, além de um planejamento minucioso de negócios. Por que não aproveitar dessas dicas na hora de empreender?


Com essas informações em mãos, restou alguma dúvida sobre os benefícios de começar a empreender? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários e aproveite para conhecer melhor os serviços de coaching e mentoring que eu ofereço!


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Olá! Eu sou o Luiz Dias, Founder & CEO da Allanis Networks. Profissional de TI há mais de 23 anos com certificação MCP sou empreendedor e especializado em tecnologias de infraestrutura, redes, serviços, gerenciamento e segurança. Atuo em função de ajudar empreendedores a garantir que sua empresa tenha à disposição de seu negócio o melhor da Tecnologia da Informação e a capacitar e direcionar Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional. Nesse e-book, você poderá aplicar o manual de segurança de TI para sua empresa. Ele reúne toda minha experiência como profissional da área de TI e CEO da Allanis Networks.

Nenhum comentário

Seja o primeiro