Eu amo o que faço | 21 de junho de 2016 - 09:38

Executive Coaching x Business Coaching


 


O coaching tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e criar condições para que uma situação seja bem avaliada, para que ações sejam pensadas e colocadas em prática, a fim de se atingir os objetivos. No caso em específico, o business ou executive coaching são serviços prestados por um profissional da área a empresários e empresas, de qualquer ramo de atuação, que necessitem de uma assessoria tanto para o desenvolvimento da carreira como da companhia.


Esta assessoria auxilia o executivo no processo de identificação do propósito do empreendimento no contexto de mercado, assim como missão, valores e metas. Com este trabalho, o coachee consegue entender com clareza não só a missão da empresa; ele consegue trabalhar também sua missão pessoal, levando a um equilíbrio entre as suas necessidades e os propósitos definidos para a instituição.


O atendimento do profissional pode ser personalizado, para entender as necessidades específicas de cada caso. Assim, o trabalho de consultor leva a uma melhora na vida profissional e também na pessoal.


Executive e business: Performance profissional e metas da empresa


De um modo geral, se a empresa realizar o executive e business coaching, ela terá resultados surpreendentes, pois as duas modalidades se complementam a fim de oferecer um desenvolvimento pessoal para os colaboradores, ao mesmo tempo em que desenvolve o empreendimento.


O nicho de coaching executivo, nesse sentido, é voltado para melhorar a performance dos colaboradores, que podem ser gestores/executivos ou estarem em outra função, como operários, onde há a identificação de uma necessidade de desenvolvimento profissional.


Todos os setores de uma empresa podem ter benefícios com este serviço, que leva a mudanças de comportamento e o colaborador a aproveitar seu potencial ao máximo.


Neste tipo de assessoria, o profissional costuma realizar uma sessão semanal com cada colaborador que irá participar, por cerca de uma hora. Em alguns casos, o trabalho pode ser realizado em grupo, com todos os trabalhadores, com sessões menores ou mais espaçadas. Tudo depende do planejamento estratégico a ser elaborado junto à empresa.


Já em relação ao business coaching, o foco é trabalhar a meta da empresa ou alguma estratégia. Pode ser aumentar o número de clientes, o lucro ou alcançar alguma certificação melhorando o desempenho e a qualidade dos serviços ou produtos. Por se tratar de melhorar o desempenho da empresa, este processo envolve os seus líderes. As sessões são maiores e o número de sessões também aumenta em relação ao assessoramento executivo.


Liderança de sucesso


Melhorar a capacidade para aproveitar o potencial dos colaboradores ao máximo e a motivação estão entre os objetivos do executive coaching, quando a metodologia é empregada para aperfeiçoar a performance em um ambiente empresarial. Os treinamentos são motivacionais e levam à alteração de comportamentos, para melhorar o ambiente de trabalho.


Vale lembrar que este trabalho pode ser feito em todas as áreas da empresa, com o objetivo de otimizar o desempenho de um ou mais colaboradores. Ele vai além de um treinamento, é um método que envolve mudança de cultura e também da forma de gerenciar a empresa. O consultor ajuda a implantar um novo modelo gerencial, que leva os líderes a atuar também como coaches para as suas equipes, melhorando a sintonia no dia a dia e a motivação.


Portanto, quando aplicada à liderança, este tipo de consultoria leva à melhoria das competências destes líderes e ao desenvolvimento de habilidades dos colaboradores que serão líderes no futuro. Desta maneira, a empresa forma gestores que causam alto impacto positivo para a organização.


Entre os benefícios que fazem com que este processo leve a uma liderança de sucesso estão:



  • Melhora do desempenho e relacionamento interpessoal;

  • Resultados positivos na vida pessoal e profissional;

  • Aprofundamento dos conhecimentos;

  • Mais motivação;

  • Desenvolvimento de habilidades e melhora nas competências que já existem.


O executive coaching é importante para uma organização, pois leva a uma estratégia para resultados com um retorno certo para a empresa. A liderança é um dos pontos importantes para que uma empresa tenha sucesso, pois são os líderes que levam orientação e apoio a suas equipes, e precisam estar aptos para a função.


Benefícios do business coaching


Este tipo de assessoria empresarial é muito importante para todas as empresas, independentemente do tempo de mercado. É um processo que pode melhorar o desempenho e resultados em curto e médio prazo, por meio do apoio de um profissional para otimizar os recursos e melhorar as relações com os clientes e fortalecê-las.


Com este apoio, a empresa consegue trabalhar com mais eficiência e de uma forma diferenciada para satisfazer os clientes, investidores e colaboradores. Os benefícios do coaching profissional para a empresa passa por vários itens, entre eles:



  • Gestão do tempo com eficiência, que leva a melhora nos resultados;

  • Definição de metas de longo prazo;

  • Estabelecimento de estratégias para ir em busca de novos desafios no mercado;

  • Melhora na produtividade, com a motivação dos colaboradores;

  • Missão clara do negócio.


Estes são apenas alguns dos pontos positivos de coaching business, que também pode ser feito por empreendedores que estão nos primeiros anos da empresa e buscam otimizar os recursos para alcançar resultados positivos e conseguir superar a fase crítica dos primeiros passos.


Por que investir em coaching?


Para explicar de maneira básica o processo, ele envolve a análise de onde o profissional ou a empresa está e aonde eles querem chegar – seus objetivos. Com isso em mente, o trabalho visa avaliar as competências, habilidades e valores, definindo o caminho e estratégias para atingir suas metas. Com o coaching, há um processo de aceleração de resultados com um trabalho que potencializa as habilidades.


A principal razão para contratar este tipo de assessoria é a necessidade de mudança, e o profissional e a empresa precisam estar abertos para o trabalho. Grande parte das empresas que buscam o serviço querem melhorar a liderança, que é um ponto importante na organização. E o coaching pode ser útil em todas as áreas e setores, levando a mudanças comportamentais que geram resultados. Para isso, líderes, gestores e colaboradores devem agir para que as mudanças sejam realizadas. O trabalho deste profissional é conduzir o processo que leva à transformação plena da organização. Com isso, os profissionais atingem a alta performance e o desenvolvimento profissional.


O processo leva ao aprimoramento de habilidades importantes para que os resultados sejam alcançados. Desta forma, o executivo, diretor e o colaborador conseguem sair da chamada zona de conforto e ir em busca dos objetivos da empresa e também da sua carreira.


A contratação do executive coaching e business coaching é importante para aprimorar o aprendizado, desenvolver habilidades e competências dos profissionais e melhorar os processos da empresa, para que os resultados não sejam menos do que extraordinários.


Acompanhe nossos conteúdos sobre este e outros temas importantes para o mundo dos negócios. 


No meu site tem algumas ferramentas gratuitas que te ajudará no seu crescimento. luizdias.com


Forte abraço e muito sucesso!


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Olá! Eu sou o Luiz Dias, Founder & CEO da Allanis Networks. Profissional de TI há mais de 23 anos com certificação MCP sou empreendedor e especializado em tecnologias de infraestrutura, redes, serviços, gerenciamento e segurança. Atuo em função de ajudar empreendedores a garantir que sua empresa tenha à disposição de seu negócio o melhor da Tecnologia da Informação e a capacitar e direcionar Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional. Nesse e-book, você poderá aplicar o manual de segurança de TI para sua empresa. Ele reúne toda minha experiência como profissional da área de TI e CEO da Allanis Networks.

Nenhum comentário

Seja o primeiro