Eu amo o que faço | 07 de outubro de 2015 - 20:56

Como desenvolver o líder que há em você

Todo mundo quer ser promovido e estar sempre subindo na carreira, certo? Mas quando os últimos degraus na escada em direção do sucesso começam a representar posições de liderança, muita gente hesita, sem saber se consegue lidar com esse tipo de responsabilidade.


Felizmente, mesmo que você acredite que não tenha o que é preciso hoje, já pode ir trabalhando as habilidades que, no futuro, farão com que você seja um ótimo líder. No post de hoje, vou te mostrar como desenvolver essas qualidades e traçar desde já o seu caminho em direção aos cargos de liderança em TI. Acompanhe:


Entenda o que é a liderança


O primeiro passo para se tornar um bom líder no contexto das empresas de hoje é entender que liderança não é mais simplesmente “ser o chefe”, aquela figura autoritária que comanda sua equipe por meio de ordens e supervisão rígida.


Com o mundo em constante transformação e as relações hierárquicas cada vez mais horizontais, atualmente o líder é muito mais quem incentiva um movimento conjunto da empresa em direção ao progresso do que aquele que dirige tudo sem nenhuma ajuda.


Para que você entenda melhor, comparemos  empresa a um navio: longe de ser o capitão que apenas dá ordens e é obedecido cegamente, o papel do líder se aproxima mais do cara que fica tocando o tambor na frente dos remadores, motivando cada novo passo adiante.


Conheça os diferentes tipos de líder


Embora, no fundo, o objetivo de todo o líder seja sempre o mesmo — levar sua equipe ao sucesso em um trabalho que depende de todos —, existem sim diferentes estilos de liderança, alguns mais modernos e outros mais “caretas”. Veja só:



  • Autocrático: esse é o antigo chefe autoritário, que toma todas as decisões sozinho, cobra resultados com rigidez e não promove a participação de seus colaboradores no todo. Assim, quando atinge o sucesso, esse líder não compartilha o mérito com os outros.

  • Visionário: ao contrário do autocrático, esse líder sabe bem da importância de seus funcionários para o sucesso  e conta com suas competências para chegar lá. Ele também está sempre atento aos dados mais recentes para prever tendências e agir de forma empreendedora.

  • Democrático: a principal característica desse líder é a de escutar seus colaboradores e manter um diálogo aberto o tempo todo. Isso é ótimo para motivar os funcionários e chegar a soluções melhores em conjunto, mas pode gerar falta de objetividade se o líder não assumir a palavra final.

  • Liberal: esse líder confia plenamente em sua equipe, por isso dá a cada um a liberdade de gerenciar suas tarefas e prazos sozinho. O único problema é que, às vezes, a falta de contato com o trabalho dos funcionários e ausência de feedbacks pode gerar insegurança no time e levar a erros fatais.


Adquira as características necessárias


Visionário, liberal ou democrático — ou melhor ainda, uma combinação dos três —, seja qual for o seu estilo de liderança, se dar bem nessa função vai depender de algumas qualidades que você deve desenvolver desde cedo. São elas:



  • Comunicação: o diálogo com clientes, superiores, líderes de outros departamentos e, claro, com a sua equipe, é essencial para manter tudo sob controle e escutar pontos de vista diferentes para encontrar as melhores soluções.

  • Flexibilidade: é preciso saber contornar as pedras que surgem no caminho para o bem de todos, e essa é uma das maiores responsabilidades do líder, seja em relação a conflitos entre empresa e cliente ou até entre funcionários e a empresa.

  • Autoconfiança: se você chegou a um cargo de liderança, é porque tem a competência necessária para mantê-lo. Escute o que outros têm a dizer, mas acima de tudo, confie nos seus conhecimentos e experiência para tomar decisões com firmeza.

  • Iniciativa: por fim, vale lembrar que, como líder, as pessoas esperam atitudes proativas da sua parte, afinal, muitos dependem da sua palavra para agir. Não fique esperando que os problemas se resolvam sozinhos, tome uma atitude, esse é o seu papel!


Saiba como desenvolver essas qualidades com o coaching


Dá para ir descobrindo como se tornar um bom líder aos poucos, pela experiência e método de tentativa e erro, mas também existe uma possibilidade para já entrar nesse tipo de cargo preparado para os desafios que ele compreende.


Estamos falando do Coaching de Liderança (ou Leadership Coaching), um programa que vai te ajudar a desenvolver as características e habilidades necessárias a um bom líder muito mais rapidamente. Por meio dele, você poderá potencializar o seu talento, identificar e corrigir suas dificuldades e se destacar como líder!


E então, gostou de aprender como desenvolver o líder que existe em você? Comente contando o que achou e, já que está de olho no seu futuro profissional, aproveite para ler meu post sobre como subir na carreira de TI!


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Olá! Eu sou o Luiz Dias, Founder & CEO da Allanis Networks. Profissional de TI há mais de 23 anos com certificação MCP sou empreendedor e especializado em tecnologias de infraestrutura, redes, serviços, gerenciamento e segurança. Atuo em função de ajudar empreendedores a garantir que sua empresa tenha à disposição de seu negócio o melhor da Tecnologia da Informação e a capacitar e direcionar Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional. Nesse e-book, você poderá aplicar o manual de segurança de TI para sua empresa. Ele reúne toda minha experiência como profissional da área de TI e CEO da Allanis Networks.

Nenhum comentário

Seja o primeiro