Saúde Ocular | 30 de junho de 2014 - 18:52

Catarata é a principal causa de cegueira evitável

A catarata é a doença ocular que mais cresce no País. Já são mais de dois milhões de portadores, e a cada ano, 120 mil pessoas são afetadas. Os mais atingidos são os idosos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. O problema é considerado a maior causa de cegueira evitável, sendo responsável por 48% dos casos de perda da visão no Brasil e no mundo. Embora os mais velhos sejam os mais vulneráveis, os especialistas têm registrado um aumento da incidência da afecção em idades mais precoces.


A falta de acesso à informação e ao sistema de saúde, aliada à insegurança quanto à cirurgia, são fatores que colaboram para o aumento de casos de cegueira provocados pela catarata. Por isso, profissionais da área oftalmológica, órgãos e instituições de saúde, assim como os meios de comunicação, são indispensáveis para disseminar informações e conscientizar a população sobre a doença.


É importante lembrar que o único tratamento para a catarata é o cirúrgico. No entanto, os portadores da doença não precisam temer a cirurgia. O procedimento é simples e a recuperação costuma ser muito rápida.

Devido às técnicas mais modernas, como a cirurgia de catarata (capsulotomia) por facectomia, o procedimento para a remoção da doença pode ser feito precocemente. Não é necessário que a catarata fique “madura”, como se falava antigamente, pois fica mais fácil operar quando ainda está precoce, e consequentemente o prognóstico é melhor e o tempo de recuperação menor. A intervenção é indolor, sob anestesia local, e não há a necessidade de internação hospitalar. Na operação, o cristalino opaco é retirado e é feito um implante de uma lente intraocular.


É imprescindível procurar um médico aos primeiros sinais da catarata. Veja abaixo mais informações sobre a doença:


O que é catarata
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. A diminuição da visão ocorre de forma progressiva. A doença pode ser congênita ou adquirida, que é a forma mais comum. No primeiro caso, o problema é presente ao nascimento, devido a doenças ou complicações durante a gravidez. Já em suas formas adquiridas, destacam-se: catarata senil; catarata traumática; diabética; e decorrente de medicamentos, principalmente os corticóides, quando usados por longos períodos.


Principais sintomas
Diminuição da acuidade visual; sensação de visão “nublada ou enevoada”; maior sensibilidade à luz; alteração da visão de cores e mudança frequente da refração. Com a progressão da doença, a pessoas poderão enxergar apenas vultos.

Prevenção
O risco de surgimento da catarata aumenta 60% para quem não protege os olhos do sol, já que a exposição à radiação ultravioleta é uma dos principais fatores de risco para a doença. Por isso, o uso de óculos de sol adequado, com filtros ultravioleta UVA e UVB, é imprescindível. Além disso, uma boa alimentação, com a inclusão de frutas e vegetais ricos em vitaminas A, C e E na dieta, é muito importante na prevenção do problema. Outras medidas são: evitar o consumo excessivo de sal, tabaco e bebidas alcoólicas; controlar os níveis de glicose no sangue; praticar atividades físicas.


Mais informações podem ser obtidas no site www.centrokatiamello.com.br, no perfil da clínica no Facebook: https://www.facebook.com/centrokatiamello.com.br?fref=ts, ou pelo telefone: (21) 3344-7321.


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

A Drª. Kátia Mello é oftalmologista, com especialização em pediatria. É também diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello (www.centrokatiamello.com.br), localizado na Avenida Presidente Vargas, 132, 3º andar, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. E-mail para contato: contato@centrokatiamello.com.br / telefone: (21) 3344-7321. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/centrokatiamello.com.br?fref=ts.

Nenhum comentário

Seja o primeiro