Sena em Cena | 13 de janeiro de 2017 - 19:07

A falsa coragem dos rebeldes sem causa

A face do "Face" virou o QG dos jovens mimados que resolveram se rebelar contra nada, para preencherem equivocadamente os seus egos inflados de vento e suas cabeças vazias de projetos de vida. Patrocinados pela boa vida que seus papais inadvertidamente lhes dão sem cobrar nenhuma responsabilidade ou postura, esses rebeldes sem causa e contexto xingam pessoas de bem; anunciam que soltaram flatos; cometem bullyng; combinam atos de vandalismo e besteiras; poluem de todas as formas esta ou aquela rede social.

Com toda a coragem falsa e fácil de quem está protegido contra o mundo pela barra-da-saia da mamãe ou a posição social - muitas vezes pretensa - do papai, os jovens mimados do "Face" dizem que são independentes. Dizem, mas têm mesada. São presenteados com carros e motos, a depender das notas nos boletins escolares. Ganham casinhas anexas à barra-da-saia de suas casas e morreriam de fome, se ninguém fosse lá nas horas certas para levar seus lanchinhos.

É muito fácil ser jovem raivoso no "Face". Desacatar cidadãos comuns ou zombar de quem cresceu, tanto por fora quanto por dentro. Difícil mesmo é criticar com razão, inteligência e contexto as mazelas do poder público; a corrupção judiciária; o avanço da violência; o machismo; preconceitos. Difícil mesmo, além de corajoso, desafiador e ousado, era ser jovem contestador, inquieto e sedento de cidadania e liberdade, nos duros e tristes anos da ditadura militar.
  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Demétrio Sena. Nome completo: Demétrio Pereira Sena. Morador de parque das Flores em Magé. Autor de nove livros. Fotógrafo. Arte-educador (animador cultural) da Secretaria Estadual de Educação. Palestrante e oficineiro (de modalidades literárias, origami, bola mania, impostação de voz e fotografia) em escolas, empresas e outros ambientes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro