Eu amo o que faço | 14 de outubro de 2014 - 20:08

4 dicas para manter seu servidor sempre atualizado

Os servidores correspondem ao sistema centralizado de computação de uma empresa. Eles armazenam e controlam uma quantidade imensa de dados importantes para que a organização se mantenha funcionando em ordem, com o processamento adequado das informações e os serviços informáticos apropriados. Se um servidor da empresa vier a sofrer algum ataque e não estiver corretamente atualizado e protegido, poderá causar um atraso operacional para sua equipe ou mesmo perder irreparavelmente informações sobre o seu negócio. Viu como é importante sempre manter seu servidor em dia? Confira agora os procedimentos básicos para realizar essa atualização:

Atualize seus sistemas operacionais
Isso significa, basicamente, modernizar seu sistema operacional, certificando-se que está em sua mais recente versão. Assim você pode descartar todos aqueles arquivos e demais itens da versão antiga que não forem mais necessários na máquina, mas mantendo o mesmo hardware. Essa prática melhora o arquivamento de dados e potencializa a operacionalidade e a segurança do servidor. A atualização deve ser feita de acordo com as instruções do sistema operacional instalado na máquina, de maneira a servir como garantia de estabilidade do sistema, correção de bugs e falhas operacionais, e reciclagem de softwares e programas usados na empresa, sem que aconteçam conflitos.

Adquira um antivírus de qualidade
Os antivírus são softwares desenvolvidos para sustentar a segurança do computador contra quaisquer invasões que possam vir a prejudicar ou inutilizar os sistemas operacionais e o bom funcionamento das máquinas. Com um antivírus de qualidade é possível fazer a prevenção, o reconhecimento e a eliminação dos vírus antes que causem maiores danos.

Invista em software antimalware
Além dos vírus, existem também os programas chamados Cavalos de Troia, que são arquivos de execução ou softwares maliciosos que realizam ações que não foram autorizadas pelo usuário do computador — como, por exemplo, excluir dados, modificar arquivos e atrapalhar o desempenho da máquina, podendo até, dependendo do nível de vulnerabilidade do sistema, permitir que a máquina seja controlada remotamente por um espião. Por isso, adquira um antimalware de qualidade e mantenha-o sempre atualizado.

Garanta a segurança física dos servidores
Muitos equipamentos — como os servidores — não são exatamente delicados, mas estão sujeitos a problemas decorrentes de batidas, quedas e altas temperaturas. Devido à importância desse maquinário, a empresa precisa manter seus servidores em salas ou cômodos apropriados, seguros e com a refrigeração ideal para que seu funcionamento seja contínuo. Além disso, deve investir em soluções de combate a incêndio, prevenção contra calamidades, ligação da rede a um gerador de energia reserva, entre outras providências. Todo cuidado é pouco, porque você não quer correr o risco de perder informações importantes ou desativar sua empresa por dias devido a algum problema com seus servidores. Cuide da segurança dessas máquinas para que sua rede de computadores consiga atender, de maneira impecável, todas as necessidades do seu negócio.

E você, como tem cuidado de seus servidores? Já teve alguma dor de cabeça por causa de invasões ou transtornos afins? Conte para nós como lidou com isso e quais acabaram sendo as consequências. Comente aqui e participe da conversa!

  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação

Sobre o autor

Olá! Eu sou o Luiz Dias, Founder & CEO da Allanis Networks. Profissional de TI há mais de 23 anos com certificação MCP sou empreendedor e especializado em tecnologias de infraestrutura, redes, serviços, gerenciamento e segurança. Atuo em função de ajudar empreendedores a garantir que sua empresa tenha à disposição de seu negócio o melhor da Tecnologia da Informação e a capacitar e direcionar Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional. Nesse e-book, você poderá aplicar o manual de segurança de TI para sua empresa. Ele reúne toda minha experiência como profissional da área de TI e CEO da Allanis Networks.

Nenhum comentário

Seja o primeiro