05 de outubro de 2017 - 18:22

Rio Sem Homofobia promove Dia da Cidadania Trans

Baixada Fácil

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI), através do programa Rio Sem Homofobia, promove nesta sexta-feira (06/10) o Dia da Cidadania Trans. Na data, profissionais dos quatro Centros de Cidadania LGBT no estado prestarão assistência jurídica e psicológica para travestis e transexuais. Eles receberão orientação para o procedimentos de troca de nome e gênero em documentos. O processo de alteração do registro civil pode ser feito, inclusive, sem a realização da cirurgia de mudança de sexo. 


Além disso, será oferecida assistência psicológica e orientação para cirurgias de redesignação sexual gratuitas pelo Sistema Único de Saúde. Os procedimentos para adequação do corpo de quem não se identifica com o sexo biológico são oferecidas pelo SUS desde 2008. Aação faz parte de uma série de atividades promovidas pela campanha "Amar é um direito de todxs", promovida pelo Rio Sem Homofobia em comemoração ao mês da diversidade, celebrado em outubro na capital fluminense. A ação visa ressaltar a luta pelos direitos da população LGBT e combater os preconceitos de gênero.


Ainda nesta sexta-feira, um ato do Rio Sem Homofobia distribuirá, no Campo de Santana, material informativo sobre a prevenção do câncer de mama e de útero. A ação será das 10h às 14h. Já no dia 21, o programa fará um Torneio de "Gaymado", na Vila Olímpica de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, a partir das 16h. As inscrições estão abertas no Facebook do Rio Sem Homofobia (@rshoficialrj). São aceitas inscrições individuais e de equipes com sete componentes. 


O Rio Sem Homofobia fornece regularmente assistência jurídica, social e psicológica nos Centros de Cidadania LGBT do estado. Dúvidas, denúncias e sugestões para o programa podem ser feitas através do Disque Cidadania LGBT, por meio do telefone 0800 0234 567. O canal funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h.


 


Centros de Cidadania LGBT


Centro de Cidadania LGBT da Capital
Praça Cristiano Otoni s/n° Prédio Central do Brasil – 7° andar - Centro, Rio de Janeiro
Horário: 09h às 17h


Centro de Cidadania LGBT Leste (Niterói)
Rua. Visconde de Morais, 119 - Ingá, Niterói 

Horário: 09h às 14h


Centro de Cidadania LGBT Duque de Caxias
Rua Frei Fidélis s/n° - Centro, Duque de Caxias (em cima do Restaurante Cidadão, em frente a Rodoviária)
Horário: 09h às 17h


Centro de Cidadania LGBT de Nova Friburgo
Av. Alberto Braune n°223 – Centro, Nova Friburgo
Horário: 09h às 17h


 


 


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação